Lição #3 de 5:
As 3 Perguntas e as 2 Fases Para Criar Ofertas Capazes de Dobrar ou Triplicar Suas Vendas
Lição #01 de 05

De: Natanael Oliveira 
São Caetano do Sul: São Paulo

As duas chaves "mágicas" da multiplicação dos lucros 

O que eu vou explicar nessa lição não será nada fácil de colocar em prática, mas se você conseguir fazer isso com sucesso, é quase certo que a "Mágica da Multiplicação" aconteça com você

Eu preciso que você preste muita atenção nas perguntas e nas fases que eu vou apresentar durante essa lição. Cada pergunta, mesmo que aparentemente muito simples, pode esconder o segredo para levar o seu resultado para o próximo nível. 

Antes de avançar eu quero só esclarecer o que eu chamo de resultado no próximo nível. Eu quero que você pense no ESFORÇO que você faz hoje para gerar 10 vendas. 

Pensou? 

Agora pense em fazer 100 vendas. Esse esforço precisou aumentar em 10x? Se a resposta foi sim, é exatamente isso que nós precisamos corrigir. 

Quando eu olho para trás e vejo o tamanho do esforço que eu fazia para alcançar determinados números X o esforço que eu faço hoje, eu fico muito feliz. Sério. 

Eu sei que no primeiro momento você pode pensar: "Mas você já tem lista, já tem uma certa autoridade." Isso é verdade, mas eu posso garantir para você que isso é a coisa MENOS importante. 

Por favor, acredite em mim. Não se iluda achando que "lista e autoridade" são suficientes para você escalar os seus resultados. Isso é pura vaidade. 

No final das contas, o que AUMENTA o seu resultado e diminui o seu ESFORÇO é a sua habilidade de criar OFERTAS PODEROSAS. 

Mas para conseguir isso, você vai precisar de duas coisas: 

Paciência 
Atenção 

Eu sei que não era isso que você estava esperando, mas confie em mim, tudo vai fazer sentido. 
O Dia, o Mês e o CONTEXTO podem fazer a diferença entre uma oferta que converte 10x ou 100x
Na última lição eu falei sobre a minha experiência observando o mundo físico, especialmente os Shoppings, lembra?

Agora eu vou revelar um segundo segredo. (Eu confesso que eu sempre paro de escrever nessas horas e fico pensando... sério que eu vou entregar isso assim?) 

Mas tudo bem... vamos continuar antes que eu desista. 

Em 2013 eu comecei a atender um Hotel em Fortaleza, que ficava em frente a Rodoviária. O dono do Hotel tinha um relatório espetacular detalhando durante todo o ano, quais eram os períodos que ele tinha ocupação máxima e quais os períodos de menor ocupação. 

Ele queria ajuda, obviamente, para os períodos de queda. Foi então que eu fiz a pergunta número 01. 

Existe algo que facilitou a compra/decisão nesse período específico? Foi quando ele puxou um outro relatório e começou a mostrar os EVENTOS que aconteciam em Fortaleza, mas especificamente algumas conferências de algumas áreas, como saúde, contabilidade, odontologia, etc. 

Em outras palavras, ele já sabia que existia um calendário anual de eventos na cidade, que geravam uma demanda natural. 

E aqui eu comecei a fazer a primeira "contextualização" com outros mercados, principalmente o dos produtos digitais. 

Eu aprendi com os hotéis que existem dois momentos: Alta Temporada e Baixa Temporada. 

Presta atenção no que eu vou te explicar agora, pois essa é a chave-secreta para criar um calendário anual de ofertas. 

Você PRECISA identificar quais os períodos do ano que NATURALMENTE existe uma demanda maior pelo que você promete X período do ano de uma BAIXA. 

Uma coisa é fazer uma oferta quando as pessoas estão no "MODO COMPRAR",  outra coisa completamente diferente é criar ofertas que precisam DESPERTAR as pessoas para a compra.  

Eu vou te explicar isso da maneira mais simples que eu encontrei. 

Então vamos lá. 

(Respirando fundo para revelar os meus segredos). 

Ok. Estou pronto. 

No MEU caso, o período de novembro até fevereiro é incrivelmente forte. O final do ano e o começo do ano é 1.000x mais fácil para mim para vender. 

POR QUE?

Excelente pergunta. Eu ajudo as pessoas a Vender Todos os Dias, apesar disso ser algo necessário durante o ano todo, o período do FINAL do ano e o começo do ano, é o momento que MENTALMENTE as pessoas estão pensando mais acerca das suas metas, resultados, etc. 

Esse período de final de ano e começo de ano, são especiais para vender GRUPOS de negócios, Mentorias. 

Em dezembro de 2017 eu lancei a minha mentoria. Mais precisamente no dia 27 de dezembro. Enquanto todo mundo estava entrando em "recesso" eu lancei um programa de acompanhamento de 2k. 

Em pouco menos de 7 dias eu fechei a turma com pessoas investimento R$2.000. Nós fizemos uma turma com cerca de 26 pessoas. 

Eu literalmente fechei um grupo de mentoria com uma carta de vendas e alguns emails. A oferta foi boa? Foi.  

Mas o PERÍODO que eu fiz a oferta foi AINDA melhor. Eu sei qual é o meu período de alta e qual o meu período de baixa. 

Isso significa que no período de baixa eu vou vender menos? NÃÃÃÃÃÃOOOO! 

Significa que você precisa ficar atento que a sua oferta precisa de características diferentes. 

Além disso, você precisa ficar de olho no "o que está acontecendo". Agora em Maio, aconteceu a greve dos caminhoneiros. A greve parou o Brasil e naturalmente impactou nas vendas durante aqueles dias. 

Foi ali que eu decidi lançar uma NOVA mentoria. POR QUE? 

Aquele momento de incerteza, gerou resultados piores e os resultados piores, levam os empresários a buscarem por soluções urgentes. 
Repare que eu começo a carta de vendas falando "Como aumentar as suas vendas já nos próximos 30 dias". Eu coloquei um TIMER, indicando que aquela oportunidade iria durar por apenas alguns dias e que depois eu iria encerrar a mentoria. 

E eu usei o modelo de oferta do "Pacote". Eu vou te mostrar isso na imagem abaixo. Mas observe que eu uni 3 coisas. 
Preste muita atenção na oferta: 

01 - 30 dias de mentoria, 4 Reuniões Online, R$3.297 em bônus e um Plano de Ação 
02 - Você tem apenas 4 dias para fazer a sua inscrição 
03 - Serão somente 25 vagas

Resumindo: Eu fiz a oferta da mentoria, coloquei 3 produtos digitais como bônus, coloquei urgência para a tomada de decisão e adicionei escassez pela quantidade de vagas. 

BINGO! Bingo e Bingo!!! 

Algumas pessoas falam: Natanael, eu COPIEI sua carta de vendas para vender uma mentoria mas não funcionou. 

E eu pergunto: Mas você COPIOU a OFERTA? A maioria responde: O que é copiar a Oferta? 

Eu NÃO estou dizendo que você deve imitar a minha oferta, muito pelo contrário, isso pode ser terrível para os seus resultados. 

CADA EMPRESA, tem um contexto diferente e precisa analisar de maneira diferente o melhor formato de oferta. 
Os 2 Tipos de Estratégias que podem multiplicar a sua conversão já na sua próxima campanha
Preste muita atenção nessas 3 perguntas: 

01 - Qual é o seu período de alta temporada X período de baixa temporada? 
02 - Existe algum "evento especial" que pode gerar um pico de interesse no seu produto/oferta?
03 - Quais os produtos você pode vender na "baixa temporada" que irão preparar o seu público para comprar mais e mais?

Vamos agora entender cada um dos três pontos e depois eu vou falar das duas fases. 

01 - Como você descobre qual a sua alta temporada e baixa temporada? Basta olhar os seus números de vendas, mas não somente isso. Você precisa analisar o seu esforço x resultados. 

Naturalmente você irá perceber que em alguns meses, o seu retorno com publicidade foi melhor que outros, que a conversão foi mais rápida que outros e parecia que o "mundo seria perfeito" daquele jeito para sempre. rsrsr

02 - Quais são os eventos especiais que podem impactar o seu resultado? As notícias podem impactar no interesse ou "desânimo" em comprar o seu produto. Eventos de concorrentes ou lançamentos de novos produtos no seu mercado. 

Eu vou te dar um exemplo mas por favor, NÃO conta isso para os meus concorrentes. Todas as vezes que acontecem eventos de marketing digital, eu já sei que na semana seguinte eu terei um pico de vendas dos meus produtos de alto ticket. 

Principalmente quando no evento as pessoas falam a frase "Venda todos os dias"... você precisa vender todos os dias. 

Quando eu sei que no meu mercado, algumas pessoas estão realizando campanhas mais FORTES que irão vender tickets de alto valor, eu me preparo para oferecer "opções diferentes". 

Ou eu ofereço algo com acompanhamento que fique em valores parecidos ou eu vou fazer ofertas com tickets menores. 

Por que eu faço isso? Porque eu prefiro vender com mais facilidade. 

Você que está lendo esse texto, é PROVÁVEL que você esteja em várias outras listas de emails de pessoas do marketing digital. Isso é inevitável. 

Eu não fico olhando as ofertas que as pessoas fazem em suas listas, eu apenas observado as PUBLICIDADES. Se a pessoa está comprando tráfego para vender determinado produto ou para preparar para determinada campanha, aí sim, vale a pena pensar em algo. 

Eu não vou detalhar isso porque aí já é demais. Isso é muito "secreto". 

Já revelei segredos demais nessa série. Mas fique apenas com esse pedaço de informação. 

SE VOCÊ QUISE GASTAR MENOS com publicidade e vender MAIS. Pegue carona na publicidade que os seus concorrentes estão fazendo. 

Se eles estão fazendo anúncios de um evento presencial, ofereça algo digital.  Se eles estão vendendo algo digital, ofereça algo de acompanhamento mais próximo ou mais avançado. 

Se o seu concorrente está promovendo: Emagreça até 30kg com 15 minutos de exercício por dia.

Ofereça um programa de acompanhamento que irá ajudar a emagrecer 2k à 4k por semana, sem precisar colocar a sua saúde em risco ou se machucar desnecessariamente. 

Pegou a ideia? Espero que sim. Porque eu não vou mais falar sobre isso publicamente. rs
(Você não tem ideia de quantas pessoas ficam "espionando" essas lições). 

Mas tudo bem. Eu vou continuar correndo esse risco. (Até porque eu geralmente entrego somente 5% aqui)
As Duas Fases Para um Ciclo LUCRATIVO de OFERTAS
Preste atenção no que eu vou te explicar agora. 

Quando o seu público já DECIDIU que PRECISA de algo, você precisa fazer OFERTAS que tenham a característica de SUPER GANHO. 

É uma relação de custo-benefício acima da média. Nesse caso, PACOTES que também tenham algo limitado, funcionam muito bem. 

Como no caso do Clube dos Produtores. Um pacote de benefícios, limitado para um número de 50 pessoas e você tem 4 dias para tomar a decisão. 

A oferta é toda amarrada. 

Como eu te contei, no meu caso, de Novembro até fevereiro (ou março quando o carnaval é em março) é mais fácil vender. 

Mas nos outros meses que naturalmente a resistência a compra será maior, a minha oferta precisa ter algumas características diferentes e não apenas isso, eu preciso VARIAR entre as ofertas. 
Na imagem acima você tem o meu calendário de campanhas e também da sequência de emails que eu enviei durante o mês de junho. MAS uma coisa que não tem nessa imagem são os TIPOS de ofertas que eu fiz. 

Eu vou citar quais foram alguns dos modelos e você pode relacionar com a imagem após o texto. 

No Clube dos produtores que foi um ticket de R$2.900 eu fiz: 

01 - Bundles (Pacote) + Exclusive Deals (Primeiros compradores e número limitado) + Flash Sale (Essa oferta vai durar por apenas 4 dias). 

Sempre que você tiver um TICKET ALTO o Exclusive Deals irá fazer MUUUUUUUUUITA diferença. Confie em mim

Mas lembre-se: Você precisa SABER fazer. 

No Funil automático com Ebook que foi uma oferta de R$297 eu fiz: 

Cupom de Desconto: De R$1.700 por R$297 + One Timer Offer (Só vou fazer isso uma única vez) + Flash Sale (Só vai durar por 24 horas) 

No Ticket VIP do EVO com o ticket de R$2.000 eu fiz: 

Exclusive Deals: 1 Dia a mais comigo de workshop, apenas 20 vagas. Os primeiros 10 compradores vão ter reuniões de mentoria comigo e os 20 terão acompanhamento até o dia do evento. + Flash Sale: 

Vou liberar por apenas 3 dias. 

Preste muita atenção que DEPENDENDO do valor do ticket e da característica do produto, os tipos de ofertas irão mudar. 

Essa variação entre um ticket de R$2.900 para um ticket de R$297 e depois um Ticket de R$2.000, representa uma parte FUNDAMENTAL nos Ciclos de Compras. 

Mas isso é algo que eu vou falar na próxima lição.

E ai? Curtindo essas lições? 

Eu sei que pode parecer dramático mas esse é um tipo de bastidores que eu não sei se eu deveria compartilhar com as pessoas que eu VENDO usando essas estratégias. Mas eu só vou descobrir isso com o tempo, se foi algo que valeu a pena ou não. 

Mas sendo bem honesto, eu dedico muito tempo e foco nessas lições porque eu quero deixar algo útil, organizado e que seja capaz de te ajudar a LUCRAR com o seu produto ou serviço. 

Eu vejo pessoas completamente perdidas no mundo do marketing digital, cometendo erros absurdos desnecessariamente. Eu sinto que compartilhar esse tipo de conteúdo, que eu não chamo nem de "conteúdo" mas de um manual,  ou bastidores da vida real. 

Eu espero que você esteja curtindo essas lições. Eu estou gostando muito de escrever. Só tem um problema, a cada lição, a minha vontade é de aumentar o ticket do que eu estou preparando para alguns de vocês. (Isso não é papo furado). 

Mas isso são cenas para os próximos capítulos. 
Deixe o seu comentário sobre a lição no campo abaixo:
FB Comments Will Be Here (placeholder)
Marketing Com Digital 
Powered By ClickFunnels.com