Como Criar uma Equipe Lucrativa e Enxuta - Parte 03
Os 2 Grandes Segredos Para Criar uma ROTINA LUCRATIVA, começar a gerar vendas todos os dias e ainda eliminar os "ladrões de tempo" do seu negócio
De: Natanael Oliveira

Caro leitor, 

Não existe nada tão inútil do que fazer bem feito aquilo que não deveria ser feito - Peter Drucker

Produção de conteúdo, gravação de vídeos, postagens nas mídias sociais, edição de vídeos, escrever no blog (ou transcrever vídeos). Infelizmente, é por esse caminho que muitas pessoas estão montando uma "equipe de marketing". 

Eu posso falar sobre isso porque isso foi algo que eu também fiz. Quando eu estava migrando de agência fullservice para o modelo de agência enxuta, por um tempo eu coloquei a minha equipe para trabalhar em um grande volume de produção de conteúdo. 

Eu sempre acreditei na premissa do: "Quanto mais conteúdo gratuito, mais autoridade, mais reciprocidade e mais vendas". 

Hoje eu vejo como eu perdi tempo e dinheiro investindo em algo "duvidoso". Eu não vou entrar no mérito da parte estratégica, não é sobre isso que eu quero conversar com você. 

Mas eu posso afirmar com um grau de certeza extremamente elevado, que você NÃO precisa gravar 1 vídeo por dia ou se tornar um "Youtuber" para conseguir gerar vendas para a sua empresa com lucro, segurança e previsibilidade. 

O que você precisa é de uma boa oferta, uma boa Copy, uma boa campanha de engajamento. Ponto. 

Se você não precisa focar sua estratégia em criação de conteúdo gratuito mas na criação de campanhas de vendas, a sua equipe precisa ser treinada para realizar campanhas e não assumir uma rotina de conteúdo. 

Eu vou te contar uma rápida história para tentar provar o que eu estou falando de maneiras diferentes. 

Em 2013 eu fechei um contrato com a Universidade do Inglês, do Jober Chaves. O valor do contrato era de R$10.000,00 por mês. 

O meu trabalho com a minha agência era o seguinte:

01 - Produção de conteúdo para o blog 
02 - Otimização do site (SEO)
03 - Criação de E-books 
04 - Gestão das mídias sociais 
05 - Criação de Links Externos (Link Building) 
06 -Criação de blog (Gestão do servidor) 


Com o passar dos meses conseguimos bons resultados em termos de audiência, posicionamento no Google, presença nas mídias sociais. Mas nada de expressivo em termos de vendas. 

Nessa época eu estava começando a me especializar nas campanhas, funis e outras estratégias. Foi quando eu estava nos EUA participando de um evento e o Jober me mandou uma mensagem perguntando como estava o evento. 

Eu falei que estava descobrindo muitas estratégias novas e que gostaria de testar na Universidade do Inglês. Ele topou e eu combinei que quando voltasse para o Brasil iria colocar aquelas estratégias em prática. 

Encurtando a história. 

Quando eu voltei para o Brasil, preparei um Webinar AO VIVO, criei a Copy para os emails de convite, criei a Copy para a palestra ao vivo e montei uma nova oferta. 

Em 1 semana colocando essa nova estratégia em prática, eu gerei mais resultados para a Universidade do Inglês do que em 6 meses de consultoria. 

Estou falando de resultados em VENDAS. Nas semanas seguintes eu continuei implementando essa estratégia e ao final de 12 meses nós geramos cerca de 2 milhões e quinhentos mil reais em vendas. 

Eu preciso destacar que eles JÁ tinham uma lista de emails. O meu foco foi em monetizar essa lista. Depois nós começamos a focar mais na construção de lista. 

Sabe qual a melhor parte? 

Lembra todas aquelas atividades que eu fazia?

01 - Produção de conteúdo para o blog 
02 - Otimização do site (SEO)
03 - Criação de E-books 
04 - Gestão das mídias sociais 
05 - Criação de Links Externos (Link Building) 
06 -Criação de blog (Gestão do servidor) 

Eu não precisava fazer mais. 

Agora o meu escopo era: 

01 - Campanha de aquisição 
02 - Campanha de ativação 
03 - Campanha de monetização 

Eu continuava recebendo R$10.000 por mês mas EXECUTANDO 10x menos atividades. E é aqui que está o GRANDE segredo para uma Equipe Lucrativa e Enxuta. 
Se Concentre em Atividades que Geram LUCRO o Resto é Resto
Eu NÃO estou dizendo que você não pode investir em conteúdo e que isso seja totalmente inútil. Não é isso. 

Apenas defendo que essa deveria ser a sua ÚLTIMA prioridade. Se você não tiver uma boa estratégia de posicionamento, uma boa copy, uma campanha bem desenhada, é provável que o seu conteúdo não esteja te ajudando a gerar resultados reais. 

Pare e preste muita atenção no que eu vou te falar agora. 

Concorda comigo que isso que você está lendo agora é um conteúdo gratuito?  

Mas é um conteúdo que está dentro de uma CAMPANHA e está sendo feito usando uma COPY. Não é um conteúdo "solto", não é uma "dica legal". 

Eu não preciso publicar artigos no meu blog ou vídeos no Youtube para atrair novos clientes. Eu posso executar uma campanha. 

O que eu posso fazer nas mídias sociais? Eu posso CONVIDAR as pessoas para assistir ou ler esse conteúdo. 
Se você treinar a sua equipe para executar um PROCESSO MESTRE que irá se repetir TODAS as semanas e que seja capaz de gerar vendas diárias. BINGO! 

Você vira o jogo. 

Pense sobre isso: O que adianta a sua equipe ser ALTAMENTE produtiva em atividades que não estão gerando resultados? 

É isso que tem acontecido com muitas empresas e com muitas agências. Consultores que montam equipes, que executam mil e uma coisas, mas no final do mês o cliente não tem crescimento no faturamento. 

Não adianta, você vai perder esse contrato. 

Mas se você conseguir montar uma equipe com pessoas especialistas nas principais áreas para a construção de uma campanha. Jogo ganho. 
Repare na imagem acima um exemplo de uma Rotina Lucrativa. 

01 -  Uma publicação feita no Instagram: Convidando as pessoas para conhecer uma nova série gratuita
02 - Uma página de captura para que as pessoas possam fazer o cadastro para receber a série 
03 - As páginas com as lições dessa Campanha de Engajamento 

Agora observe o que acontece na sequência: 
04 - Sequência de emails 
05 - Carta de vendas
06 - Vendas 

Observe com MUITA atenção essa sequência de atividades, pois nesses simples passos está escondido uma Rotina altamente lucrativa para a sua empresa e o segredo de uma equipe enxuta. 

Pare para refletir sobre isso: 

Quem vai executar cada uma das atividades? 

Quem vai promover a campanha? Aqui temos a figura do gestor de aquisição. 
Quem vai criar a copy das campanhas, emails, carta de vendas? Aqui temos a figura do gestor de conteúdo
Quem vai ajudar na criação dos temas para as novas campanhas? Aqui temos o gestor de conteúdo 

E aqui vem a pergunta MAIS importante de todas: 

Quem vai ORQUESTRAR tudo isso? Quem vai definir as metas? Quem vai validar a estratégia? Quem vai dizer qual o produto que será trabalhado na semana? 

R: O CEO

O problema é que a maioria dos empresários estão tentando fazer TUDO sozinhos. Ou deixando que pessoas que não estão prontas façam isso. 

Eu sei fazer todas as atividades acima sozinho, mas essa é a minha área de atuação. Agora você  imagina um produtor digital que vende treinamentos de desenvolvimento pessoal. 

Ele não faz a MÍNIMA ideia de como executar essas atividades. E para piorar a situação, ele passa o dia produzindo conteúdo gratuito, como se isso fosse resolver os seus problemas de vendas. 
Você Precisa TREINAR a Sua Equipe e 
Precisa de ORIENTAÇÃO nas Suas Decisões 
Sempre que algum empresário me pede ajuda para montar uma equipe, eu repito basicamente a mesma coisa. 

01 - Eu preciso treinar VOCÊ 
02 - Somente um LÍDER treinado consegue montar uma equipe lucrativa 

Não adianta contratar e falar: Assiste esse curso e faz a mesma coisa. Isso NÃO funciona. 

Por mais que os processos sejam "universais", é preciso adaptar a rotina para o seu modelo de negócio, é preciso definir as prioridades de implementação de acordo com a realidade da SUA empresa. 

Mais importante do que conseguir "implementar" é saber o O QUE FAZER PRIMEIRO. 

Em algumas empresas um Webinar AO VIVO pode funcionar melhor no primeiro momento, em outras um mini-treinamento, em outros casos, uma oferta direta. 

Em alguns casos vale a pena criar outro produto, em alguns casos vale a pena montar um evento presencial, em outros um portal de membros, enfim. 

PRIMEIRO precisamos definir O QUE é o melhor a ser feito 
SEGUNDO precisamos definir os PROCESSOS de como será feito 

e por último, treinamento da equipe para assumir a nova rotina. 

Durante os anos de 2013 até 2015 eu basicamente criava um Webinar ao vivo por semana. A minha equipe se adaptou a DOMINAR esse processo para ser feito toda semana. 

Hoje nós temos uma rotina diferente de criação de novas campanhas, novos produtos, novas ofertas e novos programas. É uma realidade completamente diferente. 

Porém, já estamos adaptados. Por que?

Simplesmente porque nós definimos primeiro os resultados desejados, qual o melhor PLANO a seguir, para somente então, desenhar processos e rotinas. 

Preste muita atenção nisso: Não adianta você ter pessoas na sua equipe que "sabem" comprar tráfego. Se você não tem uma estratégia para essas pessoas que você irá alcançar. 

Não adianta você ter um copywriter na sua equipe, se você não sabe qual a campanha é a melhor para você. 

Em outras palavras, NÃO ADIANTA TER UMA EQUIPE se a sua empresa ainda não tem um CEO de verdade. 

Mas esse é um assunto nós iremos continuar discutir amanhã. 
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