Lição #3 de 7:
As 4 Fases Por Trás da Grande Maioria dos Produtos Digitais Realmente Lucrativos e Como Usar Cada Fase Para Gerar um Lucro Extra Para Você
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Lição #01 de 07
Lição #02 de 07


De: Natanael Oliveira 
São Caetano do Sul: São Paulo

Quando eu descobri isso, em Junho de 2015, a minha vontade
foi de esconder essa informação de todo mundo. 

E foi o que eu fiz, até agora. 

Essa talvez seja a lição mais importante de todas. Eu vou contar a maneira mais confiável para você começar a ter resultados mais rápidos, lucrativos e com menos esforço

Mas antes, olhe para essa imagem:
A imagem acima, apesar de parecer muito simples, até mesmo infantil, esconde o segredo para você criar um produto digital capaz de vender com 10x mais facilidade. 

Quando eu usar a palavra mais fácil, pense em algo mais lucrativo e com menos esforço, combinado?

Vamos entender cada uma das fases: 

Fase 01 Introdução: Produtos Pioneiros 

Algo que é totalmente inovador e diferente, porém, uma grande dúvida se vai dar certo ou não.
Ou se irá vender ou não.  

É aqui que algumas pessoas demoram um ou dois anos tentando criar um produto perfeito. É nessa fase que o investimento em publicidade precisa ser muito maior, afinal, você está trazendo algo inédito, que as pessoas nunca ouviram falar.

É preciso educar MUITO (conteúdo free) para tentar vender depois.

Quando alguém me fala: "Natanael, o meu curso é INÉDITO, praticamente não tem concorrente". Eu sempre sugiro. Então espere. Você vai entender isso e eu acredito que irá fazer muito sentido para você. 

Fase 02 Crescimento: Os primeiros clientes
Os primeiros clientes (geralmente resultado de grandes campanhas de marketing, com verbas significativas), começam o movimento de consumo daquele produto.  

É nessa fase que a empresa/produtor começa a experimentar o gostinho do sucesso. Os leads estão com um custo pequeno, as transmissões estão repletas de pessoas querendo saber daquela novidade e o investimento em publicidade é cada vez maior, afinal, tem que aproveitar o momento. 

Vamos escalar! Vamos escalar! Vira quase um grito de guerra. 

Fase 03 - Maturidade: Cases de Sucesso, Autoridade e Reconhecimento

Essa é a fase na qual o produto se tornou a "Vaca Leiteira" da empresa. Agora, existem centenas de estudos de caso, depoimentos, os eventos estão sempre lotados. O sucesso chegou. Não foi fácil, não foi barato, mas ele chegou. Ufa! 

É nessa fase que novos concorrentes começam a surgir. Aquele mercado que antes era dominado, começa a ser disputado e em alguns casos, a batalha está sendo completamente perdida, sem misericórdia. 

Fase 04 - Declínio: O Começo do Fim

Essa é a fase que o produto/produtor já se tornou bastante conhecido(a) no seu mercado. Talvez como um dos principais líderes daquele novo movimento. Mas os números já não estão tão bons como antigamente. 

Em outras palavras, a FAMA é maior que o saldo na conta. O número de fãs é maior que o número de vendas. 

As pessoas já não se impressionam mais com as novas técnicas, estratégias ou conceitos, afinal, aquilo já está ficando um pouco "velho" ou comum. Em outras palavras, virou algo padrão e em alguns casos, até básico. 

Nessa fase é muito comum o produtor passar a servir de inspiração, receber comentários calorosos. Só tem um problema: Ele recebe depoimentos do tipo: "Eu não sou seu cliente MAS admiro você". 

"Eu nunca comprei nada seu mas te admiro". Alerta! Alerta! 

Como a empresa estava ligada no modo "Escalar", toda uma estrutura foi criada, vários investimentos foram feitos (Equipe, escritório, tecnologia), em muitos casos a empresa fica pesada

Ela PRECISA de grandes números para pagar as contas. Ela precisa de números AINDA maiores para conseguir continuar lucrando. É aqui que as coisas podem ficar perigosas para os seus grandes concorrentes. 

Ao mesmo tempo, isso pode deixar as coisas super simples e fáceis para você. 
Encontre Produtos Que Vendem Muito Bem e Faça Algo Levemente Superior, Mais Avançado ou Complementar
Esse é o grande SEGREDO! 

Você precisa encontrar produtos que estejam na Fase da Maturidade OU início de Declínio (Saturação). Se você olhar para o seu mercado e começar a LER o que está acontecendo, rapidamente você irá criar o PRODUTO CERTO para o MOMENTO CERTO e BINGO! 

Eu vou te dar um exemplo recente. 

Mercado Fitness: As academias estão vazias? NÃO! Mas elas estão em uma fase de Maturidade, com uma tendência para Declínio. 

PS: Declínio não significa falência. Significa que não existe mais uma taxa de novos clientes tão alta, o que existe são pessoas que continuaram "fieis". Mas o número parou de aumentar. 

Os Primeiros Produtos Digitais de Emagrecimento que fizeram sucesso: Se você tiver a oportunidade de olhar de pertinho a planilha de alguns produtos digitais que existem há mais de 4 anos, você vai perceber que na aba "Margem de Lucro" aconteceu uma mudança BRUTAL nos números. 

Pessoas que investiam R$10.000 e geravam R$500.000 ou R$300.000 ou tinham afiliados que geravam R$600.000, bem, as coisas mudaram bastante. O problema NÃO é do produto mas esse é um efeito NATURAL do mercado. 

Assim como você pode esperar que as 4 Estações irão acontecer durante 1 ano, TODOS os produtos vão enfrentar as 4 fases. É inevitável. 

Os Produtos Digitais de Emagrecimento e a GRANDE IDEIA: A Grande Ideia consiste basicamente na promessa central do novo produto/oferta. Na onda dos treinamentos de emagrecimento o gancho central era: Ei, você NÃO precisa ir para ACADEMIA passar horas na esteira. Você pode fazer em casa. Poucos minutos por dia. 

Eu espero que você esteja lendo com muita atenção para não perder isso. Preste bastante atenção. 

O NOVO produto faz referência ao produto maduro. Ou o que ele representa. "Se você não gosta de academia, tudo bem, você pode fazer em casa". 

As academias já tinham feito TODO o trabalho duro, criaram mercado, muitas se consolidaram. Ou seja, o terreno estava maduro e PRONTO para algo "complementar, avançado ou superior". 

As Dietas e os Médicos entram em cena: Depois dos exercícios feitos em casa, poucos minutos por dia, quem apareceu? As dietas e os médicos. (Jejum, Low Carb, etc). 

"Ei, você quer emagrecer? Exercícios em casa são muito bons, MAS não é o suficiente. Tem que cuidar da alimentação". BINGOOO! 

O Terreno já estava PRONTINHO! Deixe alguém fez o trabalho duro para você. Na maioria dos casos, isso já foi feito. Você só precisa saber COMO dar o próximo passo. 

Aqui sim, você precisa de velocidade. Se alguém pegar a "brecha" deixada por  um grande concorrente primeiro que você. Sinto muito, você vai voltar para a fase zero, e em alguns casos, vai precisar esperar de 1 a 2 anos. Talvez até mais. 

Eu esperei 5 anos para finalmente sentir que era o momento para falar de Produtos Digitais. Na lição #6 eu vou falar mais sobre isso. Sendo bem sincero, eu usei o meu "Leitor de Brechas de Mercado".  
Como Escolher o Momento Certo e o
Formato Certo Para o Seu Produto Digital
Como eu uso essas informações? Bem, eu não deveria contar isso publicamente, mas eu vou correr esse risco. 

Alguns dos meus colegas do mundo do marketing digital tem feito um trabalho BRILHANTE. Mas eu não trocaria de lugar com nenhum. (Escolha pessoal). 

Ser pioneiro é muito difícil, é um trabalho muito pesado e tem alguns riscos que eu não estou disposto a correr. Honestamente, eu continuo aplicando a Lição #01 até hoje. Eu quero criar fontes de lucro e renda extra para que eu possa fazer outras coisas na minha vida, sem ficar me preocupando com dinheiro. 

Eu quero ter dinheiro para viajar, ter coisas legais e não ficar apertado. Mas eu não quero viver em função da minha empresa. Por isso eu fico procurando a maneira mais segura, fácil e inteligente para criar novas fontes de lucro. 

Mais uma vez, é uma decisão pessoal. Tudo o que eu quero é criar fontes de lucro, de uma maneira diversificada e protegida ao longo dos anos. 

Mas voltando para os meus colegas... 

Aqueles que estão fazendo o trabalho duro: Existem colegas que estão pegando pessoas completamente LEIGAS no marketing digital e estão apresentando a oportunidade de criar um negócio online. 

O que eu faço? Absolutamente NADA. Eu espero essas pessoas pacientemente. 

Pense um pouco comigo: A pessoa viu a oportunidade de criar um negócio online, tem objeções que são respondidas, decide então investir. Chega um momento que ela vai travar em algo que eu sou bom que é? Vender Todos os Dias

Então eu fico esperando a pessoa passar por uma fase de introdução ao mundo online, deixo ela experimentar as primeiras vendas OU falta delas e então, eu entro em cena com um discurso muito mais direcionado. 

Eu não preciso te convencer que você pode ter um negócio online ou um produto. Você JÁ foi convencido e já está investindo nisso. 

Eu vou te dar um outro exemplo que é a área de Copywriting. Eu não vou ficar explicando a diferença entre Copyright e Copywriting e também não vou ficar falando da "importância da Copy". 

Eu fico quietinho. Eu deixo que outras pessoas falem sobre, invistam publicidade ensinando sobre o assunto, vendam cursos, eventos, treinamentos, etc. 

Depois que a pessoa passou por tudo isso eu apareço: Eu tenho 7 Modelos de Copy que já faturaram mais de 1 milhão de reais, cada uma, com espaços em branco para você simplesmente ir preenchendo 1 a 1. 

Se você quer escrever 10x MAIS RÁPIDO e com 10x Mais LUCRO. Olha o que eu tenho para você. 

Eu vou dar uma pausa aqui. (Eu fico muito empolgado quando estou escrevendo essas coisas). 

Ufa! Voltando. 

Eu não vendo COPY. Eu vendo ESCREVA UMA COPY RÁPIDA E QUE VAI GERAR LUCRO. 

POR QUE EU FAÇO ISSO?

Por que eu SEI que a grande dificuldade das pessoas que JÁ estão escrevendo é o TEMPO. 

Escrever é a atividade mais difícil que existe. Então quando eu falo que eu tenho modelos, espaços em branco para serem preenchidos. Bingo! Bingo e Bingo!
Como Vender Produtos Caros 
Para QUEM Não Te Conhece
Na próxima lição eu vou continuar falando sobre a melhor estratégia para criar e escolher produtos e também vou falar sobre algo que vai explodir sua mente.

Algo que eu não achava que era possível até que eu fiz 40 vendas de R$30.000,00 para pessoas que NÃO me conheciam. 

Algumas nunca tinha visto o meu rosto! 

Existem algumas perguntas que você pode fazer para te ajudar a analisar o seu mercado e também encontrar alguns indícios de qual fase o produto do seu concorrente está. 

Mas lembre-se: Você não está em uma batalha de "eliminar" concorrentes é totalmente o contrário disso. Você PRECISA que ele continue fazendo exatamente o que ele está fazendo para que as vendas mais fáceis continuem chegando para você. 

Por isso você precisa ser muito sútil nos seus movimentos para não despertar a atenção demais ou parecer que está "afrontando". Você não quer um concorrente de peso bravo com você. 

Você não precisa brigar, deixe que eles trabalham PARA VOCÊ. Seja paciente e se concentre naquilo que é mais importante: A Sua Liberdade. 

No final das contas, vender produtos digitais com lucro e previsibilidade, vai proporcionar para você mais tempo. Ter tempo e dinheiro na conta. Parece um bom negócio para você?

Se você tiver paciência, naturalmente esse montante vai aumentar. 

Mas esse é um assunto para a próxima lição. 
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