Lição #4 de 7:
4 Etapas e 2 Perguntas Para Criar o Seu Primeiro Produto Digital Gerador de Clientes

De: Natanael Oliveira 
São Caetano do Sul: São Paulo

Eu só queria um lucro extra mas isso se transformou em um novo negócio. 

Em 2014 eu me mudei para São Paulo. Eu queria estar mais perto dos meus clientes de consultoria. 

Mantive a agência em Fortaleza e comecei a montar uma nova equipe em SP. Antes de vir morar em São Caetano do Sul, nós alugamos um Flat. Isso foi há quatro anos. 

Eu não lembro exatamente qual era o dia, mas eu estava na sala do Flat, Iaponira no quarto dormindo, era por volta de 1:00 AM. Eu estava com uma planilha aberta olhando os números: Receitas e Despesas.

Foi quando eu editei o arquivo e "simulei" que três clientes decidissem encerrar o contrato.
Meu coração gelou e eu fiquei com um medo aterrorizante. 

Com somente 3 clientes fora, a minha agência ficaria na corda bamba. Se eu perdesse 5 clientes, eu ficaria com um fluxo de caixa negativo muito perigoso. 


Quando eu voltei dos EUA e comecei a ajudar os meus clientes em estratégias mais avançadas, a minha equipe começou a ficar "obsoleta". Eu criava um Webinar para os meus clientes e em poucos dias estava gerando resultado em vendas. Eu montava a Copy, eu criava a sequência de emails, eu fazia tudo. A minha equipe estava presa ao modelo passado de agência Full Service. 


Naquele dia eu estava tomando a decisão de fechar o escritório em Fortaleza e demitir cerca de 12 pessoas. 


Demitir 12 pessoas de uma só vez, significa pagar a rescisão de 12 pessoas ao mesmo tempo. Eu precisava de dinheiro para fazer aquela "demissão em massa". Depois eu descobri que uma das funcionárias estava grávida. Então, ela não podia ser demitida tão cedo.


Por muitas vezes eu só ficava pensando: Natanael, o que você foi inventar? Nos primeiros 30 dias em São Paulo eu pensei em desistir e voltar para Fortaleza 30 vezes.  
O Conceito do Produto Gerador de (BONS) Clientes. 
Por que você estava simulando a saída de três clientes? 

Eu queria DEMITIR eles. Eles eram o que eu chamo de Clientes Monstros. Me pagavam um valor menor do que alguns outros clientes e me davam 5x mais trabalho. 

Mas eu precisava pagar os boletos. Então eu ia levando. Mas um dia eu peguei um caderno e comecei a anotar o nome de todos os meus clientes. Ao lado de cada clientes eu coloquei uma aba: Como ele me encontrou?

Quando eu terminei de preencher essa lista eu fiquei simplesmente de queixo caído. Meu coração voltou a acelerar e eu tive que ficar em pé, não conseguia resistir. 

O que aquele exercício simples estava me mostrando poderia ser o meu Ticket para a Liberdade dos Clientes Monstros. 

Eu comecei a descobrir que os meus MELHORES clientes, que me pagavam bem, seguiam as minhas recomendações e me RESPEITAVAM, tinha uma origem muito parecida: Eles tinham me conhecido durante uma palestra, ou tinham comprado algum E-book. 

Já os Clientes Monstros, alguns vieram de indicação e outros eu tinha conhecido em algum evento e eles me pediram para enviar uma proposta. Foi então que eu entendi que a ORIGEM do cliente faz toda a diferença. 

Eu também descobri que a maioria dos meus BONS clientes eram Produtores Digitais. Pessoas que tinham uma carreira de sucesso e começaram a criar produtos digitais como uma nova fonte de receita.

Ou pessoas que estavam frustadas com suas carreiras que queriam ter uma receita de outra maneira. Também tinha empresários de outros nichos, que queriam investir na criação de produtos digitais como uma fonte de lucro extra. 

Foi quando eu pensei: Eu preciso criar algum produto para atrair esse tipo de público. O meu produto SEO na Prática, apesar de gerar lucro, tem um perfil mais técnico. 

Eu vou criar um Produto Digital que possa atrair possíveis clientes de Consultoria. Bingo! 
O Produto Mais Fácil, Rápido e Simples de CRIAR
e Vender Mesmo Que Você Não Seja Conhecido
O que eu vou te apresentar agora foi a PRIMEIRA carta de vendas que eu escrevi para vender o meu primeiro "Produto Gerador de Clientes". 

Mas antes de avançar eu preciso ter certeza ABSOLUTA que você está me acompanhando no PODER desse conceito. 

Eu NÃO estou falando de criar um Produto mais barato para que a pessoa compre, depois compre mais um e mais um. Não estou falando de UPSELL nem nada disso. 

Eu estou falando de você criar um PRODUTO DIGITAL que tem como propósito gerar CLIENTES com um perfil que você deseja atender como parte de um SERVIÇO ou contato PESSOAL.


Eu queria (e ainda quero) vender produtos digitais para um perfil de público que no futuro, eu tenha alegria e satisfação em estar pessoalmente trabalhando com essa pessoa.  

Eu NÃO estou falando de transformar uma venda em duas. Estou falando de atrair BONS clientes, que no futuro, estarão dispostos a investir um valor maior para ser acompanhado de perto por você. Mas, são pessoas que te respeitam e seguem suas recomendações. 

Agora vamos para a carta de vendas. Não repara nos meus quilos a mais. Estava em um momento de muitas emoções. rsrsrs. E eu acabava comendo muita pizza na agência. 
O Meu Método Para Criar Produtos Lucrativos Exageradamente Rápido e que agora eu vou te entregar de GRAÇA. 
Eu passei bons minutos parado nessa parte, pensando se eu realmente iria entregar isso de GRAÇA. Provavelmente essa será a lição que eu demorei mais tempo para fazer. Pois eu fiquei em dúvida se eu deveria falar disso abertamente ou não. 

Eu NUNCA mostrei isso para ninguém. Isso nunca veio a público, nem mesmo os membros do meu grupo de MasterMind tiveram acesso a esse bastidor. Mas eu vou correr esse risco e eu espero que você também faça valer a pena. 

Aqui está está a Lição: Crie Produtos Como um COPYWRITER e NÃO como um Professor ou Especialista.  

Eu sempre começo os meus novos produtos criando a OFERTA dele. É assim que eu defino exatamente o que eu vou ensinar

É 10x mais rápido, mais fácil e inteligente escrever uma CARTA de VENDAS que vai virar um produto e somente DEPOIS você vai e grava os treinamentos. 

É a coisa mais COMUM do mundo eu abrir minha carta de vendas para saber: "Que aula eu vou gravar agora?"

Eu não paro e penso: O que eu vou ensinar nesse curso? O que eu vou ensinar no módulo 01. NÃO! Eu paro e sigo uma estrutura que irá me guiar no desenho perfeito de um PRODUTO VENDEDOR e DEPOIS eu vou gravar as aulas. 
É assim que eu COMEÇO um novo Produto. Pela COPY. 
Eu já tentei fazer o contrário e é praticamente um TIRO no escuro. Primeiro porque você é o especialista e a sua tendência é usar a SUA lógica do que é o melhor conteúdo. 

Mas quando você começa escrevendo uma Copy falando da Super Promessa, aprofunda nos VERDADEIROS problemas do seu público, aponta as Causas, encontra as objeções para não usar o seu produto, o que você deve ENSINAR simplesmente SALTA na sua frente. 

Você PRECISA que as pessoas consumam o seu produto. Por isso você precisa transformar o seu produto em uma peça de COPY. 

O Primeiro produto que eu recomendo que você dê o seu pontapé inicial é um simples E-book de 40 páginas. 4 capítulos, cada um com 10 páginas e você entregando sua mensagem mais simples, resumida e poderosa. 
4 Etapas Para Criar o Seu Primeiro E-book usando o MÉTODO que vendeu 70 MILHÕES de Livros
Depois de escrever sua carta de vendas siga para a construção do E-book. As pessoas compraram o que você prometeu na carta de vendas, ENTREGUE EXATAMENTE ISSO.

É muito comum quando você cria o produto e alguém vai criar a Copy na sequência, começa a usar frases, promessas que NÃO estão no produto. Isso além de gerar uma experiência ruim no público, perde a conexão da oferta com a entrega. 

Hoje os meus treinamentos seguem essa exata ordem. O que eu digo na carta de vendas, depois eu vou gravando ou escrevendo. Simples assim. 

Logo abaixo eu apresento um dos Processos que nós temos aqui na Marketing Com Digital (Ninguém tem acesso a isso de fora), para a criação de produtos digitais. 
Cada capítulo terá cerca de 10 páginas. A linha do seu texto será muito parecida com a sua Copy, ou seja, você começa o livro prometendo, apresenta o problema central, explica sua causa e na sequência vai detalhando os pontos principais. Eu me inspirei nos livros de Napoleon Hill para encontrar essa estrutura de escrita. 

No livro ele sempre apresenta a Promessa, explica o porquê aquilo é importante e fala o que tem que ser feito.

Mas é raro ele detalhar exatamente o como. 


Ex: Livro Quem Pensa Enriquece. Capítulo 7 - : Decisão (Dominando o hábito de deixar para depois) - O Sétimo Passo da Riqueza. 

Análise apurada da vida de mais de 25 mil homens e mulheres que haviam experimentado algum tipo de fracasso apontou para o fato de que a falta de decisão estava perto do topo da lista das 30 principais causas. Isso não é apenas teoria; é fato. 

O hábito de adiar as tarefas- a procrastinação - é o oposto da decisão e um inimigo muito comum. Praticamente todas as pessoas precisam trabalhar esse aspecto. Ao terminar de ler este livro, e com a disposição de colocar em ação os princípios descritos, você terá a oportunidade de testar sua capacidade de alcançar decisões rápidas e precisas. 


É ou não é uma COPY dentro do livro?

A cada capítulo ele te faz promessas, apresenta problemas, reforça a promessa, explica as causas e então mostra a solução. (O que Fazer, Por que fazer)


Essa não é uma regra RÍGIDA do tipo (TEM QUE SER ASSIM). É apenas uma maneira de facilitar a criação do seu primeiro produto, no caso, um E-book. 


A ideia é que você crie esse E-book pensando no conceito de Produto Gerador de Clientes. Não importa agora o que você vai vender futuramente, você só precisa se preocupar em atrair as pessoas certas com a mensagem certa. 

Ao mesmo tempo, você vai começar a construir sua autoridade com o seus CLIENTES. Percebe a diferença? 

Você vai VENDER enquanto começa a se tornar conhecido para aqueles clientes. Simples assim. NÃO precisa ficar produzindo 10 mil artigos e gravando 50 mil vídeos para começar a vender. 

A propósito, eu vou falar sobre VENDAS na próxima lição. Eu vou mostrar exatamente a campanha mais simples do PLANETA para você fazer a sua primeira venda, sem funil, sem lista, sem absolutamente nada. 

Mas esse é um assunto para a próxima lição. 

Só tem mais uma coisa que eu preciso compartilhar com você nessa lição. Muitos produtores digitais no Brasil e no mundo irão simplesmente DESAPARECER em alguns anos. 

Simplesmente porque as pessoas COMPRAM e NÃO consomem os seus produtos. Ninguém consegue manter um negócio com "clientes sem resultados".

As pessoas SÓ terão resultados se implementarem. É o seu papel vender o produto e fazer com que o seu produto continue despertando o desejo no seu público para seguir em frente. 

Napoleon Hill não tinha apenas os livros. Ele tinha Workshops, aconselhamentos em grupo, individual. É a mesma coisa que você como produtor digital precisa entender. 

Você pode ser produtor e Consultor. Você pode ser produtor e dono de agência. Você pode ser funcionário público e produtor. Um produto é uma fonte de lucro capaz de atrair clientes que te respeitam, admiram e seguem suas recomendações. 

Você pode se concentrar somente nos seus produtos? Pode. Mas eu nunca vi um produtor digital ter sucesso APENAS vendendo coisas online. 

É no presencial e no PESSOAL que o movimento realmente acontece.  

Foi isso que me motivou a criar essa série. Eu vou entregar algo de muito valor, para selecionar as pessoas que tem valores parecidos com os meus e que será divertido ajudar. 

Em outras palavras, eu estou procurando pelos meus MELHORES clientes. 

Mas esse é um assunto da lição #07. 

Até amanhã. 


PS: Nós já temos mais de 1.783 pessoas acompanhando essa série e temos recebido emails e mensagens inbox pedindo para "antecipar as lições". 

Sem chances disso acontecer. Primeiro porque não seria justo. Segundo, porque eu estou escrevendo em tempo real. :) 

Outras pessoas estão me perguntando: Eu não quero esperar, o que você tiver para vender, só me vende. 

Eu não tenho NADA para vender. Ainda não faço a MÍNIMA ideia do (o que) ou SE eu vou oferecer algo. Seja produto, grupo, assinatura, evento, mentoria, Não faço ideia. 

Minha sugestão tem sido a mesma: Relaxa! Continua aproveitando a série. 

A propósito, se você está curtindo, deixa o seu comentário, vamos participar da conversa. 
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