Lição #7 de 7:
A GRANDE OPORTUNIDADE do Mundo dos Produtos Digitais e o seu NOVO começo


De: Natanael Oliveira 
São Caetano do Sul: São Paulo

Grandes coisas estão porvir. 

Chegamos na nossa última lição. Ufa! MAS ainda não é o fim. Talvez, um grande começo. Ou recomeço. 

Quando eu comecei a escrever essa série eu só tinha uma coisa em mente: Eu quero entregar algo que teria me ajudado no passado. Algo prático, algo real, algo de valor (que pudesse até ser vendido), mas completamente de GRAÇA. 

Algo completo, do começo ao fim. Sem esconder ou omitir nada. Decidi compartilhar bastidores e também o meu coração. Me sinto muito grato por ter conseguido chegar ao final dessa jornada. 

Ao final de cada lição, minha mente ficava exausta. Escrever é uma das coisas mais difíceis que existe. 

Durante os últimos dias, entre idas e vindas ao hospital, alarmes falsos, consultas e exames, eu iniciava uma corrida contra o tempo. Se a minha filha nascer hoje, acho que não vou conseguir escrever o restante da série no dia marcado. 

Até agora, ela esperou o "papai trabalhar". rs. Mas eu sinto que está muito perto de acontecer. Talvez eu esteja enganado, pode ser somente em alguns dias. Não sei. 

Mas eu quis aproveitar o meu "momento de quase pai" para escrever a última lição. Eu sou muito grato as oportunidades que o marketing digital me gerou. A minha vida foi completamente transformada. 

O marketing digital me deu uma carreira, uma fonte de renda, um propósito de vida. Mas ao mesmo tempo, esse mercado me gera muitas tristezas. 

Eu ouço e vejo muitas histórias de sucesso. Histórias que alegram o meu coração. Mas também vejo e ouço histórias de frustrações, prejuízos e fracassos temporários. 

Para você que já é pai ou mãe, provavelmente vai se identificar com isso. Bem mais, do que no meu caso, que ainda sou um aprendiz. 

Mas todas as vezes que eu fui para uma consulta, todas as vezes que estava esperando o ultrassom, meu coração sempre parava por alguns segundos.  

Tudo o que eu queria ouvir era: Está tudo bem com sua filha. Ufa! Naqueles segundos, nada mais importava, apenas ouvir: Está tudo bem com a sua filha. 

Eu sei que eu te "trouxe" até aqui para falar sobre "Como Criar e Vender Produtos Digitais", falei sobre dinheiro, lucro e resultados. Mas, talvez você concorde comigo, talvez não. No final das contas, é sobre cuidar das pessoas que nós amamos. 

A empresa gerando lucro, para realizar os nossos sonhos, cuidar da nossa família e gerar segurança. MAS, POR FAVOR, não esqueça, que do outro lado da tela, as pessoas que irão comprar os seus produtos e cursos, também tem família, e PRECISAM ter resultados. 

Elas PRECISAM que dê certo. O meu pedido é: Em momento algum, esqueça que em primeiro lugar, você como um produtor digital deve se ver como um SERVO. Não no sentido de "escravo", mas no sentido de SERVIR o seu cliente. 

Ajudar o seu cliente a alcançar os seus sonhos através do conhecimento que você irá compartilhar com ele. Ser um produtor digital exige também SE PREOCUPAR com as pessoas. 

Existem pessoas que vão conseguir vender sem realmente se preocupar? Sim, muitos. Mas eu prefiro acreditar que você está aqui porque quer ajudar as pessoas com o seu conhecimento. Como CONSEQUÊNCIA disso, você irá ganhar dinheiro. 

É claro que existem pessoas que se PREOCUPAM, se esforçam, cuidam dos seus alunos, mas não conseguem transformar isso em dinheiro. Isso também NÃO tem graça. 

Enfim, essa série foi a minha maneira de deixar uma contribuição para você que me acompanha. Eu espero ter te ajudado. 

Mas ainda não terminou. 
Vamos continuar. 
As Maiores Tendências Para o Futuro dos Produtos Digitais
e Como Você Pode Aproveitar Essa Oportunidade
A primeira decisão que você precisa tomar é sobre o seu MODELO de NEGÓCIOS. Como produtor digital, você quer seguir a jornada como um Especialista ou como uma Marca?

Existe uma diferença na construção de produtos, oferta, equipe, estrutura, investimentos e uma série de outros pontos. O que eu vou te explicar agora é exatamente a grande divisão que está acontecendo no mundo dos produtos digitais. 

Quanto antes você tomar essa decisão,  mais seguro você estará. Observe a imagem logo abaixo. 
Qual o Modelo de NEGÓCIOS você se Identifica mais HOJE?
Essa não é uma decisão FINAL. Mas você precisa tomar essa decisão pelo menos para seguir um planejamento nos próximos 12 meses. 

Você quer um modelo de negócios como Especialista ou Como Marca?

O modelo de negócios do Especialista é quando VOCÊ é a grande autoridade e o contato mais próximos com os seus clientes. Você tem produtos de tickets maiores, mentoria, workshops, eventos menores, grupos. 

Já no modelo de negócios da Marca, você tem um produto (mesmo que você seja o especialista do produto), existe uma equipe que acompanha os alunos, você tem um grande volume de pessoas comprando tickets menores. 

Geralmente envolvem produtos físicos ou programas de recorrência com um grande volume de assinantes. 

Enquanto no modelo de negócios do especialista a equipe é enxuta (na maioria dos casos), no modelo da marca, a equipe tende a ser bem maior. 

No modelo de negócios do Especialista o grande desejo do público é estar perto do mentor. Já no modelo de marca, é uma comunidade que se forma. O poder está na comunidade. 
A Estratégia Perfeita Para Cada Modelo de Negócios
e o Modelo Que Mais Lhe Agrada
Os números dos dois modelos de negócios são bem diferentes. 

Enquanto no modelo do especialista o investimento em publicidade não tende a aumentar muito, principalmente pelo efeito "Multicompradores", no modelo da Marca o investimento é massivo. 

Quando você é um Especialista (Como é o meu caso), você tem várias pessoas que compram quase todos os seus produtos e programas. Ou seja, você tem um grupo de clientes que você continua criando produtos novos para eles. 

Já no  modelo da marca, a ideia é atingir a massa. Os produtos não podem ser tão personalizados e precisam ser mais genéricos. 

Mas aqui que vem o problema mais desastroso de todos. Muitas pessoas que são ESPECIALISTAS, ficam tentando usar estratégias de um modelo de negócio de Marca. 

Eles tentam criar uma SUPER autoridade, tentam ficar NACIONALMENTE conhecidos, tentam emplacar títulos do tipo: O maior especialista do Brasil sobre [novo termo] e uma série de outras coisas que são desnecessárias. 

Muitos criam um primeiro produto, já tem uma boa base de clientes e ficam insistentemente tentando vender o MESMO produto para novas pessoas. Ou seja, esquecem das pessoas que já compraram o primeiro produto. 

POR FAVOR, acredite em mim. É muito, muito, muito mais fácil vender um segundo produto para quem JÁ comprou o seu produto. 

Não passe meses pensando em vender para quem não te conhece, quando o seu cliente que JÁ comprou o seu produto está completamente abandonado. 

O resultado apresentado na imagem: Investimento de 10k e um lucro de 200k. É um cenário exclusivo de um especialista que já tem MUITOS programas. 

Esses 10k de investimento, servem para atrair novos clientes comprando os produtos geradores de clientes. Mas o grande lucro vem do avançado desses clientes comprando outros produtos. 

OU como eu disse em lições anteriores, pessoas que não te conhecem, mas que irão comprar o seu produto mais caro já em um primeiro momento. 

Por que? Elas já RECONHECEM que tem o problema. 

Se você tiver apenas 1 ou 2 produtos, você SEMPRE irá depender de novas e novas pessoas para comprar o seu produto. 

MAS se você continua consistentemente lançando novos PRODUTOS, NOVOS PROGRAMAS, grupos, eventos, mentorias, Workshops, você já tem um PÚBLICO fiel que você já não precisa convencer a comprar absolutamente nada. 

Eles já estão esperando isso! Por que? Porque eles tem resultado com tudo o que você ensina. 

Em outras palavras, chega um momento que os seus produtos são feitos sob medida para o seu grupo de clientes mais fiéis. 

Se você dominar o MÉTODO para Criar novos produtos, todas  as vezes que você criar um novo produto, NÃO IMPORTA O VALOR, você terá algumas pessoas comprando. SEMPRE. 

E isso irá gerar uma fonte permanente de lucro para você. 

Você Cria: Você LUCRA. 
O seu cliente compra: Ele LUCRA. 
Todos lucram. 

É por isso que é TÃO importante que você consiga criar produtos com VELOCIDADE e organização. No futuro, os produtores de maior destaque, serão aqueles que sabem criar NOVOS produtos com VELOCIDADE e QUALIDADE. 

Lembre-se: Qualidade não significa uma "aula perfeita". Qualidade significa SIMPLICIDADE para que o seu público consiga ter resultados. 

Dê preferência a produtos que tem ACOMPANHAMENTO e orientação. Por mais que os valores desses programas sejam maiores, você terá clientes 10x mais comprometidos

Os meus melhores clientes e com os maiores resultados, vieram de programas de alto valor. Talvez você diga: "Natanael, mas lá você entrega MAIS". Talvez. 

Mas eu acredito que é porque quando a pessoa paga mais, ela presta mais atenção. Ela PRECISA do resultado. Ela QUER fazer acontecer. 

Somente como um especialista você consegue fazer isso.  Mais uma vez, POR FAVOR, não tome isso como uma verdade absoluta, isso é apenas um gosto pessoal. 

Eu prefiro o modelo de Especialista por uma característica MINHA de gostar de interagir com as pessoas, ajudar de perto, conhecer o nome dos meus clientes mais próximos. 

Mas se você NÃO gosta disso, POR FAVOR, siga no modelo de MARCA. Crie produtos mais genéricos, domine as principais ferramentas de publicidade e consiga colocar sua oferta na frente de milhares de pessoas. 

Existem outras recomendações para o modelo de negócios de marca, mas não é o meu objetivo falar disso aqui. 

 
Monte o SEU PORTFÓLIO LUCRATIVO de Produtos Digitais e Continue Criando 
Novos Produtos Pelos Próximos Anos
Novos produtos são mais fáceis de vender. Ponto. Mas se você fizer do jeito certo, os produtos "velhos" irão continuar dando MUITO LUCRO. 

O grande segredo é criar NOVOS produtos altamente desejados, que ao mesmo tempo que irão gerar novas vendas para o seu negócio, irão fazer com que todos os outros produtos se tornem ainda mais desejados. 

Como isso acontece? 

Quando você não pode comprar o NOVO IPHONE X, você fica feliz com o seu Iphone 7. Mas você fala, DEPOIS eu compro o X. :) 

Quando você lança um produto NOVO, você tem o grupo que entende que aquela é uma solução que pode gerar MAIORES benefícios, e por isso elas compram imediatamente. 

Ao mesmo tempo, aquelas pessoas que disseram "não". A partir desse momento, estão bem mais tendenciosas a considerar um produto mais "antigo". 

Mas se você não tiver NADA de novo por MUITO tempo, aquelas pessoas que não compraram o seu produto "antigo", simplesmente irão te esquecer, afinal, não tem nada de novo para elas. 

E os seus clientes que JÁ compraram o produto antigo, sentem que aquele conteúdo já ficou "ultrapassado". Também te abandonam. 

As pessoas gostam do novo, você gosta do novo e o novo tende a ser melhor e mais avançado do que um produto mais "velho". Vou corrigir: O NOVO tende a ser mais SIMPLES que o velho. 

Lembra do livro do Napoleon Hill? 

O grande ponto é, NUNCA, esqueça que você está tratando do MESMO tópico, do mesmo método, porém, de uma maneira cada vez mais SIMPLES. 

Essa é a tendência natural de quando você continua ampliando o seu portfólio de produtos. Você não precisa criar coisas COMPLETAMENTE diferentes, conceitos completamente novos, apenas uma visão mais simplificada ou levemente mais avançada de algo anterior. 

Esse é o MAIOR insight que eu poderia te dar. Comece o seu produto IMEDIATAMENTE, siga o passo a passo que eu apresentei e você terá resultados. Primeiro de velocidade de criação do produto, segundo em volumes de vendas.

Quando as vendas começarem a "balançar", talvez, seja o momento de criar uma nova versão, um produto complementar OU  mudar a sua abordagem, oferta. É preciso analisar caso a caso. 

Não existe uma regra absoluta, mas indicadores que mostram qual a melhor decisão. É por isso que eu recomendo tanto que você busque por conselhos, orientação e mentoria. 

Afinal, é a mesma coisa que você irá fazer pelos seus clientes, independente de qual será sua área de atuação. 

Já aconteceu de alguns empresários me procurarem falando: Natanael, o meu produto já foi um dos mais vendidos do Brasil, empacou. Eu pergunto: Há quanto tempo você tem esse produto? 

- 3 anos, por que? 
- Cria um novo. Eu insisto. 
- Mas é um produto de 5 milhões em vendas. Alguns brigam comigo. 
- Não importa. O Atari também vendeu milhões, quem joga Atari? 

Para quem não sabe, Atari foi o primeiro videogame. rsrs. 

Enfim, você entendeu o meu ponto. Produtos Digitais tem uma vida útil CURTA! Ou você aceita isso de uma vez, ou vai ficar gastando cada vez mais para vender cada vez MENOS. 

Existem pessoas que INSISTEM em vender o MESMO PRODUTO, do MESMO jeito, usando a MESMA CARTA DE VENDAS. Eu não sei como ele(a) aguentam.

Mas a visão é que: Se eu tiver mais leads, vou faturar mais. Eu me acho muito "velho" para esse tipo de emoção. Dá não. 

São produtores digitais que se tivessem lançado um produto de menor valor, um portal de membros, um workshop, etc... estariam com uma margem de lucro 10X maior. 

Não se apaixone pelo seu produto. Por favor, não faça isso. 

Produtos vem e vão. 

"Natanael, mas eu já gravei tantas aulas".
Não importa. 

Existem produtos que você pode criar com 10% das aulas e será 10x mais fácil vender. 

Veja, o que eu estou propondo é que você adote uma abordagem mais objetiva. Comece a pensar em algo que seja fácil, barato, rápido e lucrativo. 

Se você começar a pensar seriamente sobre isso, você vai encontrar. Eu te garanto. 

Eu poderia citar inúmeros exemplos de momentos que nós fizemos isso, ou orientamos alguns empresários. Mas eu não farei isso para não causar confusão. 

A sua empresa é a SUA empresa. O seu mercado é o SEU mercado. Não adianta você imitar cegamente o que eu fiz ou o que outra pessoa fez e deu certo. Não é porque funcionou para mim que irá funcionar para você. 

É preciso analisar INDIVIDUALMENTE. Por favor, não cometa o erro de tentar fazer algo porque alguém fez "e deu muito certo". Bobagem. 

Como nossas mães falavam quando éramos crianças: VOCÊ NÃO É TODO MUNDO! :) 

Ufa! Então é isso. 
Espero que as lições tenham te ajudado. 

Essa foi a última lição mas talvez, seja o primeiro passo de uma longa jornada que teremos juntos
Quem sabe? :) 

Grande abraço 
Deus te abençoe
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