COPYWRITER 10X
Como Criar uma COPY 10x Mais Rápido com o DOBRO ou TRIPLO de Conversão
Parte 02
Os meus dois "atalhos" secretos para escrever com mais velocidade e mais qualidade

De: Natanael Oliveira 
São Caetano do Sul - São Paulo 

Caro leitor, 

Isso mudou a minha maneira de escrever da noite para o dia... 

O que eu vou compartilhar com você agora é uma maneira de pensar sobre Copy que me fez mudar completamente a minha maneira de escrever cartas de vendas

Essa mudança me fez escrever mais rápido, com mais qualidade e com muito, muito mais lucro. Eu posso afirmar com toda a certeza, que melhorar a minha Copy, foi a principal razão para aumentar os meus resultados em vendas.

Infelizmente, eu perdi um tempo precioso estudando e praticando Copy de uma maneira não tão eficiente assim. Eu vou te explicar. 

Quando eu conheci as estratégias de Copy eu confesso que fiquei muito cético com várias frases que eu escutava, como por exemplo: Palavras hipnóticas, Controlar a mente do seu público, coisas do tipo. 

Essas frases me causavam muito desconforto. Parecia que aprender Copy era algo "proibido" e que usar aquelas técnicas era quase que uma coisa errada de se fazer. Eu lia algumas cartas de vendas e eu simplesmente não via verdade naqueles textos

Tudo parecia muito exagerado, muito falso. Frases de efeito, promessas que não pareciam tão verdadeiras assim. Em outros casos, algumas cartas de vendas ou vídeos de vendas eram simplesmente idênticos, as mesmas frases, as mesmas palavras, quase que a mesma entonação. 

Eu não conseguia me conformar que aquela era a melhor maneira de escrever uma Copy. 

Foi quando eu iniciei uma jornada que hoje completa quatro anos. Eu literalmente fiz uma viagem no tempo. Comecei a ler cartas de vendas da década de 50, 60. 

Quando eu comecei a ler aquelas cartas antigas eu não conseguia acreditar no que eu estava vendo. Textos simples, promessas inteligentes, abordagens perfeitamente criadas. 

Eu lembro que depois de ler freneticamente uma carta atrás da outra, eu fechei os olhos e pensei: É isso que eu preciso aprender. É isso. Encontrei! 

Eu lembro que nessa época eu assinava várias listas de emails, acompanhava muitos profissionais no Brasil e ao redor do mundo. Foi quando eu decidi que eu iria me concentrar no passado, eu iria aprender aqueles princípios

Foram centenas de horas de leituras, imprimindo cartas de vendas antigas, rabiscando, encontrando padrões, marcando as partes que mais chamavam atenção, os padrões de linguagem, absolutamente tudo. 

Depois de estudar por horas a fio e procurar o "código" secreto das cartas de vendas do passado, eu finalmente me sentia preparado para começar a colocar tudo aquilo em prática
O Meu Primeiro BOOM de Resultados Com uma Nova MENSAGEM de VENDAS
Uma coisa que você precisa entender de uma vez por todas é que TUDO É COPY. 

Absolutamente TUDO. Esse texto que eu estou fazendo agora é uma peça de Copy. Escrever uma Copy não significa simplesmente escrever uma carta de vendas. Absolutamente TUDO o que você diz ou escreve para a sua empresa, deveria ser pensado como Copy. 

Os artigos do seu blog deveriam usar estratégias de Copy. As suas postagens no Instagram, deveriam usar estratégias de Copy. TUDO é COPY. 

Uma das primeiras estruturas que eu aprendi de Copy é a chamada PAS. (Problem, Agitation, Solution). 

Que significa: Problema, Agitação, Solução 

A ideia é você possa dar um "nome" para o problema que o seu cliente tem e reconhece que tem, apresentar as possíveis consequências desse problema, caso não seja resolvido e então, apresentar a melhor maneira para resolver esse problema. 

Foi assim que surgiu a minha Copy com o tema: Como Sair do Ciclo da Falência...

Essa carta de vendas me gerou aproximadamente 1 Milhão em Vendas em 10-12 meses de campanhas.  

Quase que diariamente eu recebia aplicações para o nosso Programa Expert em Vendas Online falando: Eu quero sair do Ciclo da Falência...

Essa COPY que foi usada exaustivamente durante vários e vários meses, eu falava basicamente o seguinte: 

Infelizmente, milhares de profissionais no Brasil estão presos no que eu chamo do Ciclo da Falência. Funciona mais ou menos assim... Então eu explicava o Ciclo das pessoas que ficavam comprando cursos que não levavam a lugar nenhum. 

Depois eu reforcei essa mensagem falando do conceito do "Cliente Monstro". Eu falava que existiam clientes monstros, que iriam querer que você trabalhasse muito e recebesse quase nada. Eram clientes que ficavam reclamando de tudo, não valorizavam o seu trabalho, etc. 

Outra abordagem que eu usava: Você quer ganhar dinheiro com o seu cérebro ou com o seu braço? 

E seguia sempre a mesma estrutura: Muitos consultores e donos de agência, só sabem ganhar dinheiro se for fazendo coisas operacionais, sites, blogs,etc. São poucos os que conseguem ganhar dinheiro criando estratégias

Todas foram mensagens que conectaram extremamente bem com o meu público. As minhas cartas de vendas se transformaram em uma conversa, praticamente um carta para um amigo(a) falando sobre algo que ele se identificava. 

E foi nesse momento que eu comecei a colecionar processos de escrita que funcionavam muito bem. Eu comecei a criar modelos diferentes para apresentar um problema, comecei a criar maneiras diferentes de fazer uma promessa, e assim por diante. 

Até que eu descobri algo ainda mais poderoso e ridiculamente mais fácil de fazer

Eu decidi que eu iria criar cartas de vendas que fossem interessantes de ler, quase que um entretenimento. 
O COPYWRITER precisa ser um "Leitor" do momento atual da vida das pessoas 
Essa talvez seja uma das maiores descobertas que eu fiz, e que provavelmente, vai te ajudar a escrever com muito mais facilidade e com duas ou três vezes mais conversão.  

Escrever uma carta de vendas ou criar um roteiro para um vídeo de vendas não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas. Mas se você aprender a usar esses "atalhos", tudo vai ficar bem mais simples. 

O conselho mais comum que as pessoas dão quando o assunto é criar copy, qual é? 
Resposta: Conheça bem o seu público. Conheça o seu avatar

Esse é um conselho correto, porém, limitado

Eu gosto de dizer que você não precisa conhecer apenas o seu avatar, você precisa saber como é o seu "mundo de pandora". (Para quem não assistiu Avatar, mundo de Pandora é o lugar onde eles vivem). 

Você pode falar da realidade deles, sem obrigatoriamente citar a realidade deles

Vou te dar um exemplo absolutamente prático. 

Uma das coisas que eu mais vi nos últimos anos foram Headlines do tipo: Como conseguir XYZ mesmo em tempos de crise

Uma HEADLINE muito mais poderosa seria: Finalmente uma oportunidade para pessoas comuns acumularem riqueza relativamente rápido

Texto de abertura: Nos últimos 90 dias algumas pessoas acumularam cerca de R$90.000 colocando em prática uma única estratégia que não é sempre que funciona, somente quando o país vive um momento raro de oportunidades como esse

Quando todos estão com medo de "sair de casa", quem vai caçar volta com o dobro ou triplo de comida. Sempre foi assim e sempre será. 

Todo momento de instabilidade gera oportunidades. Enquanto alguns choram outros vendem lenço e enquanto alguns se escondem debaixo da cama outros vendem casas

Você consegue perceber que eu estou falando sobre a MESMA coisa de uma maneira diferente? 

Eu quero falar sobre conseguir algo mesmo em tempos de crise mas eu não falo disso abertamente. O exemplo acima é fictício, imaginando um contexto de uma empresa que ensina investimentos financeiros. 

Mas você pode e DEVE fazer isso TODOS os dias. O Copywriter precisa ser um "leitor" de momentos, ou seja, ele precisa saber quais os sentimentos estão rondando o mundo do meu público agora? 

Quando eu criei a COPY para o Clube dos Produtores e eu fui criando cada uma das lições, eu sabia qual era a REALIDADE de muitos dos leitores. Eu escrevi falando sobre: "Como criar e vender produtos digitais mesmo sem ser conhecido."

Por que eu escolhi esse tema? Porque esse é o "sentimento do momento" que eu consigo fazer uma leitura. Eu sei que muitas pessoas não conseguiram vender produtos ou ter resultados expressivos. 

Muitos acreditam que não conseguiram isso simplesmente porque precisam de "mais autoridade". Outros não conseguem terminar o produto porque falta processos. 

Ou seja, eu não precisava convencer ninguém de que produto digital é uma coisa boa. Eu precisava falar dos problemas: Processos para terminar o produto, estratégias para vender sem ser conhecido. 

Esse é o TOP SECRET. Não fique tentando convencer as pessoas com a sua Copy. Pegue algo que elas já RECONHECEM como um problema como um grande atalho. 

Quando eu chego e escrevo uma copy falando sobre "Como conseguir vender mesmo sem ser conhecido". Eu crio automaticamente uma esperança para o leitor de algo novo, diferente e que resolve EXATAMENTE um problema que ele tem hoje. 

Ele provavelmente já chegou a essa conclusão. Eu não vendo porque não tenho autoridade. 

Eu não vou discutir com ele. Pelo contrário, vou pegar isso como carona. Ok! Ninguém te conhece e aí, como você faz pra vender? Vem aqui que eu te mostro. 

Quando eu falo sobre: Você NÃO precisa ficar tentando fazer 1 milhão já de uma vez, comece por R$5.000. Vá com calma. 

Essa é uma COPY que conversa diretamente com o "momento" de muitas pessoas. É muito importante que você entenda isso. 

Eu tenho outras pessoas no mercado falando sobre: Faça X dígitos em X dias. Eu não preciso discutir com isso, muito pelo contrário, eu vou pegar carona nisso. 

"Olha, algumas pessoas tentam fazer um boom de vendas em poucos dias. Ok, mas se você NÃO precisa fazer R$100.000 em poucos dias e R$10.000 está tudo bem, eu tenho um caminho mais simples e fácil. 

Eu uso o que o mercado está falando como APOIO para a minha COPY. Parece que é um assunto só, com leves diferenças de objetivo.

Eu quase consigo ouvir as pessoas dizendo: Nossa Natanael, eu nunca tinha escutado isso... eu SEMPRE achei que [promessas de outras pessoas do mercado]

A minha copy quer simplesmente criar uma nova premissa. Eu basicamente falo: Ok! Existe essa opinião, nada contra... MAS existe esse lado aqui também, você deveria considerar.  

Uma coisa sou eu escrever uma COPY hoje, em 2018, no final do mês de Junho do ano de 2018. Outra coisa COMPLETAMENTE diferente seria escrever essa COPY em dezembro de 2018. 

Eu não estou falando da época do ano mas da "temperatura" do mercado. Eu precisaria analisar o "sentimento" atual, quais os tópicos eu deveria destacar, o que os meus concorrentes estão falando nesse momento, etc. 

Em 2015 eu PAREI de falar sobre o Ciclo da Falência. Por que? Simplesmente porque o sentimento mudou. As pessoas não estavam mais em uma fase de comprar vários e vários cursos, agora elas estavam em uma fase completamente diferente. 

Eu comecei a falar cada vez mais sobre o VENDER TODOS OS DIAS. Por que? 

Agora muitas pessoas já estavam tendo resultados, já tinham gerado vendas e lucro. Porém, elas estavam sofrendo com os ALTOS e BAIXOS. 

Percebe como o sentimento mudou? Se o sentimento geral do seu público mudou, a sua Copy também muda. O problema da minha audiência agora era outro. 

Não era um problema de resultados mas um problema de "PREVISIBILIDADE" e recorrência. 

A cada ano, semana ou mês, eu preciso adaptar a minha COPY ao sentimento do MOMENTO. Para fazer isso eu preciso fazer um simples exercício de PESQUISA e observação

COPY é muito mais preparação do que simplesmente "habilidade de escrever". 

Eu só sento para escrever depois de planejar bem o que eu vou falar, como eu vou falar, em qual ordem eu vou falar. Chega um momento que você já faz isso MENTALMENTE. 
Eu passei três anos vivendo a rotina da redação de um Jornal e sem querer, aprendi a Lição mais importante para me tornar um COPYWRITER
Um dos meus clientes de consultoria por longas datas foi o grupo de Comunicação O POVO. Eu realizava treinamentos presenciais e por cerca de 1 ano e meio eu prestei consultoria in loco no prédio do Jornal O POVO em Fortaleza. 

Foi um dos períodos de maior crescimento profissional da minha vida. Primeiro porque eu estava vendo os bastidores de como funcionava um jornal, portal de notícias, revistas, TV, rádio, etc... e segundo porquê foi ali que eu comecei a dar aulas. 

Não fazia parte do meu escopo de consultoria mas um dos donos me pediu para treinar a equipe. Eu aceitei com prazer e comecei a montar alguns cursos para os funcionários, um deles se tornaria o meu primeiro treinamento online que foi o SEO na Prática. 

Eu treinei cerca de 400 profissionais, entre jornalistas, programadores, analistas de mídias sociais e até mesmo parte da diretoria. Em uma oportunidade específica fiz um treinamento com a própria presidente do grupo. 

Uma das coisas que mais me fascinavam era ver a reunião dos editores. Cerca de 10 pessoas, que entravam em uma sala de reunião para definir quais seriam as pautas do dia, e que iriam entrar no jornal no dia seguinte. 

Eu ficava fascinado vendo eles decidindo qual seria a capa do jornal, a matéria de destaque, o que merecia ficar na primeira página. 

Talvez você não tenha percebido mas um Copywriter precisa ser um MESTRE em identificar quais as PAUTAS irão chamar atenção do seu público, quais as informações precisam ser destacadas, o que merece ser dito e o que NÃO precisa ser dito. 

As headlines do jornal era algo que me deixava vidrado. Uma matéria de 600 palavras que conseguia contar uma história complexa de uma maneira simples e direta.

Eu fiquei tão apaixonado por aquele mundo que eu cheguei a pensar seriamente em fazer faculdade de jornalismo. Como eu sou formado em publicidade e propaganda, aproveitaria boas cadeiras. 

Cada vez mais envolvido naquele mundo, eu fui chamado para ter um quadro no programa da Rádio O POVO CBN, participei de um programa de TV e cada vez mais eu precisava refinar o meu discurso. No rádio, era uma maneira de falar, na TV outra completamente diferente. 

Que escola! Que experiência. Agora eu quero que você preste atenção nessa palavra "estranha" mas que você como Copywriter precisa olhar para isso com muita atenção. 

A palavra é: Conjuntura

Conjuntura signfica basicamente um "conjunto de acontecimentos ou eventos do momento". Basicamente é responder a pergunta: O que está acontecendo AGORA? Quais os fatos do momento?

E é aqui que o COPYWRITER precisa dar o seu pontapé inicial nas suas decisões de tema ou abordagem. Quanto mais atual for o foco da sua mensagem mais poderosa ela será. 

Eu vou contar o segredo dessa série. Honestamente, eu não deveria contar esses segredos abertamente e gratuitamente, foi muito caro e demorado chegar nessas conclusões, mas eu vou correr esse risco. Espero que você use isso com sabedoria. 

Eu NUNCA escrevo sobre algo que não seja relevante no momento OU que não tenha sido falado com cerca frequência por outras pessoas. 

Eu poderia ter feito essa série há pelo menos 2 anos. Eu já tinha esse conteúdo, eu já fazia isso. Mas o MERCADO não estava pronto. O tema não estava aquecido, ou seja, a PAUTA não era tão relevante assim. 

Pacientemente eu esperei esse momento chegar. Finalmente ele chegou. 

No mundo do jornalismo isso é o chamado de "Repercussão". Ou seja, discutir algo que JÁ aconteceu ou está acontecendo. 

Pensa comigo. Copywriting é um assunto comentado no Brasil? É claro que sim. Muitas pessoas estão falando sobre o tema, existem cursos, vídeos e uma série de outras pessoas estão "repercutindo" o tema copy. 

Há um tempo atrás não era assim. Quase não se falava sobre o tema. "Natanael, mas você poderia ter sido um dos primeiros a falar sobre o assunto?" 

Poderia sim, mas dá muito trabalho ficar falando sobre algo que ninguém conhece. Bom mesmo é falar de algo que todo mundo já sabe o que é mas não entendeu ainda

Eu espero o tema ficar popular, as "confusões" vão aumentando, as dúvidas, as dificuldades e então eu me esforço para chegar com algo mais lapidado. 

O efeito que eu espero das pessoas é: Meu Deus! UFA! Finalmente eu encontrei uma visão organizada de como fazer isso. Mas se essa pessoa não tivesse a experiência anterior, a minha mensagem não teria o mesmo efeito. 

Por isso que o COPYWRITER precisa ficar de olho em TUDO o que o público dele já ouviu, viu e sentiu. Simplesmente você chega com uma visão NOVA sobre um tema velho, repleto de problemas não resolvidos. 

O grande segredo de uma boa "Pauta" é encontrar uma visão "única" sobre um tema de conhecimento geral. 

Qual o tema dessa série? Copywriter 10x: Como Criar uma Copy com 10x mais velocidade e conseguir duas ou três vezes mais conversão. 

O FOCO central dessa abordagem é: COMO CRIAR UMA COPY com mais velocidade. Eu não estou falando sobre a importância da copy ou "técnicas secretas" do mundo da copy. 

Eu estou simplesmente falando: Ok! Como que você consegue fazer uma Copy com mais velocidade? 

POR QUE eu escolhi esse tema? 

Lá vou eu contar os meus segredos. rsrrs. 

Eu escolhi esse tema por um SIMPLES ato de observação. 

Eu observei e IDENTIFIQUEI que as pessoas já sabem muita coisa sobre copy, eles já entendem vários conceitos o problema é que na hora de escrever eles passam HORAS, dias e até SEMANAS para terminar uma bendita carta de vendas. 

Ou seja, HOJE em 2018, o problema da DEMORA para escrever uma carta é algo forte para o meu público. Não somente o tempo mas os resultados. 

Existe uma relação de: Eu demoro para escrever uma carta de vendas, o resultado não fica legal e ainda não vende. 

Ou 

Eu estudo muito o tema copywriting mas parece que não consigo sair do lugar. Quando eu chego e falo: Ok, eu vou te mostrar como que você faz mais rápido, com mais qualidade e mais lucro... é quase que impossível você não parar para pelo menos prestar um pouco de atenção. 
Quanto mais Poderosa a Sua PAUTA
Mais Forte a Sua COPY
O Segredo da COPY está na PAUTA que você escolhe para falar. Simples assim. 

E o segredo da pauta está na PESQUISA que você faz ANTES de escrever. Eu não estou falando de pesquisar o seu público apenas, estou falando de observar o seu mercado. 

Recentemente eu ajudei um dos membros da Sala da Mente Mestre (O meu grupo de Mastermind) na criação de uma Copy. 

O nicho é de Emagrecimento. ANTES de escrever eu fui pesquisar e encontrei isso aqui: 
Na minha PESQUISA antes de começar a escrever a Copy eu encontrei algumas matérias que tratavam da relação da obesidade com a depressão. E eu vi essa frase: O Peso da Tristeza. 

E aqui está o que eu fiz com a frase e com essas informações: 
Você NÃO precisa ser CRIATIVO. COPY é PESQUISA.
Se você acha que para se tornar um bom COPYWRITER você precisa ser uma pessoa muito criativa. ESQUECE!

Escrever uma carta de vendas é puramente um exercício de PESQUISA, ESTRUTURA, ESTILO da COPY para lá no finalzinho, chegar o momento de você escrever. 

Se você fizer essa sequência, escrever uma Copy será algo muito mais fácil. O problema é que as pessoas abrem uma página em branco, não fizeram NENHUMA pesquisa, não conhecem quase nada de estrutura, não definiram o estilo da copy e ficam "apanhando" com o texto. 

Isso NÃO funciona. 

Alguns ficam tentando recorrer para "superlativos" ou frases exageradas. A maior, a melhor, o mais completo, o mais isso e o mais aquilo. 

Quase todos os dias eu vejo anúncios do tipo: O maior evento sobre X. Eu fico me perguntando: Qual o instituto de pesquisa que essa galera está usando? rs. 

Preste muita atenção no que eu vou falar agora. COPY não é sobre falar o quanto VOCÊ é "bonzão". Copy é sobre o seu público

Quanto mais você conseguir ajudar o seu público, NATURALMENTE eles irão reconhecer você. É uma pura relação de causa/efeito. 

Agora que você conheceu a sequência do Pesquisa, Estrutura, Estilo. Na próxima lição (talvez seja a última) eu vou te dar um exemplo PRÁTICO da aplicação de uma estrutura de carta de vendas que facilitou a minha vida absurdamente. 
Mas esse é um assunto para a próxima lição. 

Eu realmente espero que você esteja curtindo essa série especial CopyWriter 10x. Talvez possa parecer estranho o que eu vou falar, principalmente eu sendo o "cara do vender todos os dias". 

Mas eu comecei essa série com ZERO de preocupação sobre o que eu ia vender e como eu ia vender. Eu gosto tanto do tema Copy que eu me sinto como alguém que precisa despertar mais o mercado brasileiro para o que eu considero ser o VERDADEIRO copywriting. 

Menos firula. Mais técnica. Mais processos. 

Eu decidi que eu iria abrir os bastidores, sem guardar nenhuma informação importante. Eu realmente espero que você esteja aproveitando essa oportunidade.

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