COPYWRITER 10X
Como Criar uma COPY 10x Mais Rápido com o DOBRO ou TRIPLO de Conversão
Parte 03
Quanto Maior o Seu ACERVO de COPY mais Rápido sua Criação e Maior a Sua Conversão

De: Natanael Oliveira 
São Caetano do Sul - São Paulo 

Caro leitor, 

Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso. Eclesiastes 10:10

Como afiar o seu machado quando o assunto é Copy? Essa foi uma pergunta que eu demorei um bom tempo para finalmente encontrar a melhor resposta. 

Eu sempre achei que a melhor maneira de melhorar a minha Copy era simplesmente escrevendo mais. Apesar da escrita diária ser algo altamente recomendado, não é o suficiente. 

Em alguns casos, pode te deixar cada vez mais "viciado" em escrever do jeito errado. O que é muito perigoso. 

Eu aprendi que afiar o machado significa ter um ACERVO de referências para a sua Copy. Primeiro de cartas de vendas que estão dentro do MÉTODO que você irá seguir e depois das suas próprias cartas de vendas. 

Deixa eu explicar melhor.  

Quando eu comecei a colecionar cartas de vendas, por muito tempo eu acabei pegando cartas de vendas erradas. Algumas MUITO erradas. 

Como eu crio campanhas semanais há mais de 3 anos, eu tive a oportunidade de experimentar muitas e muitas versões de Copy. Até o momento que eu decidi listar as minhas MELHORES cartas de vendas. 

Eu abri o meu relatório de vendas e comecei a vender qual tinha sido a Copy de cada campanha e comecei a selecionar as melhores campanhas

Eu fiz isso em Dezembro de 2015, eu lembro exatamente como aconteceu. Eu fiquei até tarde no escritório, estava analisando os números dos últimos e anos e comecei a abrir vídeo por vídeo, carta de vendas por carta de vendas. 

Quando eu terminei de listar as campanhas mais lucrativas, eu comecei a encontrar padrões e semelhanças absurdas. Absolutamente TODAS as campanhas que venderam acima da média tinham elementos extremamente parecidos. 

As promessas eram parecidas, a maneira como eu fiz a oferta era muito parecida, o formato da campanha era quase idêntico. Eu fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. 

Feliz porque eu tinha encontrado algo extremamente importante e triste porque eu demorei muito tempo para fazer aquele simples exercício, que durou pouco mais que 30 minutos
Descubra Qual o Sentimento que liga
o "botão de compra" do seu público
Todo mundo tem um "botão de compra" na mente. Isso é um fato. 

O Botão de compra é aquele momento que você simplesmente toma a decisão e diz: Eu quero isso. Depois que nós decidimos que queremos algo, dificilmente mudamos de ideia. 

Eu preciso que você preste muita atenção no que eu vou te explicar agora. Se você fizer essas simples perguntas antes de estruturar a sua copy, é provável que a sua taxa de conversão aumente consideravelmente. 

Entenda taxa de conversão como a sua capacidade de fazer com que os seus textos gerem uma decisão e uma ação no seu público. 

Existem textos que são interessantes, chamam atenção e despertam o interesse. Mas, para por aí. Geralmente é esse tipo de texto/vídeo que você recebe muitos elogios, as pessoas dizem que "amaram" o que você apresentou, mas não compram. 

Existe uma diferença absurda entre uma Copy que agrada e uma Copy que gera uma ação imediata de compra. Como gerar uma ação imediata? 

Desperte SENTIMENTOS, é a resposta. 

Eu descobri que existem alguns sentimentos básicos em uma Copy que são capazes de gerar uma ação de compra, na maioria das vezes, quase que imediatamente. 

São estes os sentimentos: Medo, Ganância (Ganho Imediato), Culpa, Exclusividade, Raiva, Lisonja. 

Dependendo do seu mercado, uma ou mais abordagens com base nos sentimentos irão funcionar melhor.  

No meu caso o que eu encontrei analisando os meus resultados foi que todas as minhas cartas de vendas que envolvem Ganância e Lisonja, tiveram o melhor resultado.  

Eu sei que a palavra Ganância pode gerar um certo estranhamento, mas entenda essa palavra como o desejo natural do ser humano de ter ganhos mais rápidos.  Não no sentido de algo desonesto, mas o desejo de não precisar esperar muito tempo. 

Exemplo: Você compra um carro Zero KM... Quando você quer levar o carro para casa? Imediatamente, correto?

Você demora semanas ou até meses para tomar a decisão de comprar o carro, mas no momento que você fecha a compra, automaticamente você quer a recompensa imediata

Por isso que a palavra "Pronta-entrega" faz tanta diferença na hora de vender produtos físicos. 

O ponto chave foi que eu descobrir que quando eu mostro claramente o que a pessoa pode ganhar e eu consigo estipular prazos ou etapas que ela irá seguir, o SENTIMENTO do Ganho Imediato é disparado na mente do meu público. 

Logo no começo do Expert em Vendas Online eu falava: Eu vou te ajudar a montar o seu negócio de Consultoria. Ok! É uma mensagem específica. 

Mas eu comecei a falar: Eu vou te ajudar a Fechar 5 contratos de R$5.000 à R$10.000 por mês. Sem precisar fazer nada operacional apenas estratégia

Percebe a diferença entre uma promessa aberta X promessa que desperta o sentimento de ganho imediato? 

Eu que estabeleci a meta de 5 contratos. Eu que estipulei os valores. Essa simples mudança na minha Copy fez uma diferença absurda nos meus números.

E a Lisonja? Uma outra maneira de falar desse sentimento seria a da "Bajulação". É algo que o seu cliente possa sentir ORGULHO. Algo que você mostre que DEPOIS de comprar o seu produto, automaticamente ele está dando um passo para alcançar algo que irá proporcionar notoriedade ou reconhecimento. 

Eu vou te dar alguns exemplos de como eu faço isso. Ganho e Lisonja. 

Vamos começar pelo Ganho... 
Essa Headline poderia ser facilmente algo mais ou menos assim: Como Criar e Vender E-books. Seria uma Headline péssima? Não. 

Mas passaria LONGE de ser uma Headline que desperte um sentimento de ganho imediato. 

Quando eu falo: Transforme páginas no Word em Branco em Dinheiro na Sua Conta Bancária nos próximos 30 dias ou menos... A mensagem é absurdamente mais poderosa

Talvez você já tenha escutado conselhos do tipo: A Headline é 80% da carta de vendas, etc. Isso é verdade, mas o que ninguém explica é o que É  uma BOA headline. 

Você não precisa ficar tentando criar uma Headline criativa, o que você precisa é criar uma Headline que cumpra o seu papel de "cravar" uma mensagem na mente do seu público e despertar um sentimento. 
Na imagem acima você vê a Headline de uma das minhas primeiras cartas de vendas. Ela não é uma Headline ruim. Tanto que fez várias vendas. Mas ela poderia ser MUITO mais poderosa. 

Ex: Headline: Como Conseguir Fama, Respeito e Mais Dinheiro na Sua Área de Atuação, usando essa nova estratégia online, que quase ninguém no Brasil conhece...

Sub-headline: Essa estratégia vai transformar o seu nome em uma autoridade, atrair novos clientes e aumentar em duas ou três vezes o seu faturamento mensal. 

Repare nos elementos: Fama, Respeito e Mais Dinheiro. Em poucas palavras é possível cravar uma mensagem de ganho imediato na mente do leitor, concorda? 
 
POR FAVOR, preste muita atenção no que eu vou te explicar agora. NUNCA MAIS fique perguntando: Essa Headline é boa?

A pergunta correta é: Essa Headline desperta o SENTIMENTO de Ganho Imediato? Ou o sentimento que você queira despertar. 

Particularmente eu me concentro em Headlines de ganho e Lisonja. Vou te dar um exemplo de um Mix de Ganho + Lisonja. 
Quando eu falo: EXCLUSIVO - Se torne um dos poucos Mestres da Monetização no Brasil

Eu estou despertando o sentimento de Orgulho e Lisonja. "Nossa! Eu agora vou ser um Mestre da Monetização". Perceba que o próprio NOME do produto já desperta o sentimento. 

Eu não devia revelar mais esse segredo, mas vamos lá. 

Eu uso esses dois sentimentos para criar nomes de Produtos. 

Expert em Vendas Online: Lisonja 
Gerador de Lucros: Ganho Imediato 
Mestre da Monetização: Lisonja 
Sala da Mente Mestre: Lisonja 
Certificação Especialista em Funil de Vendas: Lisonja 
Clube dos Produtores: Lisonja 
Palestras Lucrativas: Ganho 

Olha essa mensagem que eu recebi de um dos meus alunos que comprou o Mestre da Monetização:
Lembra que TUDO é COPY? O nome do produto também. 

É extremamente importante que ANTES de escrever a primeira frase da sua copy você tenha muito claro os sentimentos que você deseja despertar no seu leitor. 

Cada palavra, cada frase, cada ideia precisa ser construída para consolidar esse sentimento. Você pode fazer como eu gosto de fazer, unir dois ou mais sentimentos em uma mesma promessa. 

No exemplo abaixo eu uso "Lisonja" e Ganho Imediato. Sempre lembre da ideia do "Me sinto Lisonjeado" com esse elogio. Se você conseguir que o seu público se enxergue em uma posição de extrema vantagem por adquirir o seu produto. Jogo ganho.  
Na carta de vendas acima essa foi a headline para começar a vender o Ticket VIP para o meu evento anual dos Especialistas em Vendas Online. 

Repare na composição: Primeira Classe que vai dobrar ou triplicar o seu investimento. Na sequência eu complemento a mensagem falando: Estratégias Ultra avançadas que irão duplicar ou triplicar os seus resultados em vendas. 

Na sequência eu falo: Avance 1 ano em 3 Dias. Percebe como existe uma clara intenção de estabelecer uma relação de ganho direta?  

Todas as suas cartas de vendas PRECISAM obrigatoriamente passar por essa nível de preparação. 

Quanto mais você se preparar para escrever sua carta de vendas, mais fácil será dar o pontapé inicial. 

Quando eu escrevo lições como essa que você está lendo, não é uma tarefa fácil, como você deve imaginar. Mas é relativamente simples

Na próxima lição eu vou compartilhar os bastidores de como eu preparo esses textos para as lições e qual o papel desse conteúdo na geração de vendas imediatas. 

Mas agora eu vou te mostrar os bastidores de como eu crio cartas de vendas com ofertas utilizando a abordagem do Ganho Imediato. 
80% da Sua Copy é a HEADLINE + ABERTA. Cuidado para não estragar tudo nos 20% restante
A parte mais difícil de criar é exatamente o começo de uma Copy. Depois de escrever a Headline e o primeiro parágrafo da abertura, todo o restante da carta é infinitamente mais fácil e rápido. 

Na imagem acima você tem um exemplo de como eu faço o "rascunho" da minha carta de vendas. Esse primeiro rabisco é o que me guia em entender se a ESTRUTURA geral está boa e consistente. 

Depois que eu "aprovo" esse rascunho, é o momento de começar a complementar o texto. Eu vou te dar alguns exemplos de Headline + Abertura que resumem praticamente 80% da Copy. 

Depois de criar a Headline + Abertura, o restante do texto precisa ser coerente com a promessa e ir conectando todos os pontos. 
Preste MUITA atenção nesse pequeno texto acima. Nesse compilado de poucas frases eu criei um resumo do que é a promessa geral desse produto de emagrecimento. 

A Headline é puramente uma mensagem que desperta o sentimento de "satisfação" com a meta futura. 

Suas amigas vão achar que é Photoshop, o seu marido não vai parar de te elogiar...

Perceba que eu não fiz a promessa comum: Emagreça com 15 minutos por dia. Ou coisas do tipo. Eu parti para uma promessa do que vai acontecer quando ela emagrecer. 

Eu não usei na Headline nada do tipo. Emagreça X em Y. Não que isso seja errado MAS para esse case eu precisava de algo diferente. 
99% dos profissionais de Marketing Digital são "Perdidos" quando o assunto é Copy. 
Os outros 1% estão enriquecendo
Eu sei que isso pode parecer um tanto quanto exagerado mas é a mais pura verdade. Pense um pouco sobre isso. 

O momento da verdade é quando você coloca o seu público diante da sua carta de venda e ele precisa decidir se irá comprar ou não. Quanto melhor a sua Copy maior o desejo de comprar o seu produto e maiores os seus resultados. 

Logo, quanto mais você domina COPY maior é o seu CONTROLE dos seus resultados. Diariamente eu recebo mensagens do tipo: Natanael, você tem um template para que eu possa montar um webinar?

Ou 

Natanael, você tem um template para montar um mini-treinamento? E é claro que eu tenho dezenas de templates, porém, se você não entender o que está por trás dos templates, você terá uma carta de vendas ORGANIZADA, porém, extremamente superficial

É provável que os seus resultados sejam bem menores. O template serve para você encontrar a base da sua mensagem e você SÓ pode usar aquilo que é contextual para você. 

Eu vou te dar um exemplo de algo que eu acabei de usar com você. (Lá vou eu, compartilhando os meus segredos. rs) 
"99% dos americanos são "sem noção" sobre investimentos. Os outros 1% são ricos." 

Pegou a ideia? É por isso que você precisa prestar muita atenção quando eu falo que: QUANTO maior o seu acervo de COPY, mais rápido você escreve e maiores os seus resultados. 

Discutir sobre uma carta de vendas, é provavelmente uma das melhores maneiras de melhorar a sua copy. Foi esse hábito que eu comecei a desenvolver nos últimos anos. Eu faço observações das minhas cartas de vendas mais lucrativas. 

Basicamente eu pego aquelas cartas que deram um bom resultado e começo a identificar a estrutura que eu usei, os ganchos, as frases de apoio, absolutamente tudo. 

Quando eu sinto que preciso melhorar algum fundamento, seja a abertura do texto, fechamento, quebra de objeções, eu começo a procurar por referências, começo a ler textos, livros, assistir vídeos. 

Hoje eu não preciso fazer isso com a mesma frequência que no passado, afinal, o meu acervo de frases, ganchos, modelos de abordagens é bem vasto. Se eu "travar" em alguma parte da copy, eu sei exatamente onde procurar por "inspiração". 
COPYWRITER 10X significa você escrevendo mais rápido, com mais segurança,
mais qualidade e mais lucro
O tema Copywriting no Brasil é algo cada vez mais popular, o que é algo muito positivo. Mas eu confesso que me preocupa o caminho que as discussões do assunto tem ido. 

Ainda existe uma visão muito simplista do que é ser um Copywriter e do que é desenvolver a Habilidade de pensar como um Copywriter. Eu vejo pessoas fazendo "segredo" com mapas mentais que não tem nada além de um "roteiro" do tipo. 

Comece falando A
Depois fale B
Em seguida fale C

Honestamente, esse tipo de "receita" de bola pode até funcionar uma ou duas vezes, mas você NÃO pode ficar repetindo sempre as mesmas coisas, do mesmo jeito. Simplesmente não vai funcionar. 

O que eu aprendi foi a utilizar ELEMENTOS na minha copy que funcionam. Porém, eu posso e preciso alterar a ordem desses elementos. 

Por mais que exista uma estrutura padrão a ser seguida, eu consigo brincar com os elementos, dependendo do público, abordagem e PRINCIPALMENTE do contexto. 

Uma coisa que eu aprendi foi que se você fizer uma EXCELENTE pré-venda, a sua Copy de Vendas não precisa obrigatoriamente ser nota 10. Eu não estou dizendo que a sua carta de vendas não será boa, pelo contrário.

O ponto é que como você irá pensar com a visão de que TUDO é Copy, quando chegar no momento da sua oferta, o seu público muito provavelmente já irá desejar aquilo que você oferece. 

E foi exatamente essa peça extremamente importante que eu descobri. 
A UNIÃO perfeita da COPY com as 
Campanhas Semanais
Estudando os mais diversos modelos de carta de vendas eu identifiquei algo que me chamou muita a atenção. A maioria dos profissionais criavam cartas de vendas para tráfego direto, isto é, eles compram anúncio para levar para essas cartas de vendas. 

Mas eu decidi usar tudo o que eu estava aprendendo de COPY nas minhas campanhas semanais. 

Copy para criar página de captura 
Copy para entrar as lições/vídeos 
Copy para enviar os emails de convite
Copy para a carta de vendas final 

Eu simplesmente comecei a tratar absolutamente TUDO como Copy. O resultado foi impressionante. 
Observe na imagem acima que estou falando das três fases. 

01 - Segmentação 
02 - Engajamento 
03 - Oferta 

Em todas as 3 fases você PRECISA prestar atenção na sua Copy. O que eu descobri foi algo simplesmente impressionante. 

Eu descobri que se eu fizer um excelente trabalho nas fases 01 e 02, no momento que eu envio para o meu público a carta de vendas oficial, ela em si já não é tão impactante. 

Isso acontece porque muitas pessoas, já no momento de engajamento (Pré-venda) elas já estão "apaixonadas" e tomaram a decisão. 

Esse é o PONTO-CHAVE

Se você dominar as estratégias de COPY para as três fases + email marketing. BINGO! 

Mas esse é um assunto para a nossa próxima lição. Eu espero que você tenha entendido que aumentar o seu conhecimento e domínio das técnicas de COPY deveria ser uma de suas maiores prioridades no momento. 

Na próxima lição eu vou falar sobre COPY para as campanhas e como criar uma rotina perfeita para você se tornar um Copywriter mais rápido e mais lucrativo. 

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