Lição #1 de 5:
A Pergunta Mais Poderosa Que Existe Para Posicionar o Seu nome e multiplicar os seus lucros


De: Natanael Oliveira 
São Caetano do Sul: São Paulo

Um bom nome vale mais do que muitas riquezas.

23:57 - PM 

Se você acompanhou a minha última série sobre: "Como Criar e Vender Produtos Digitais Mesmo Sem Ser Conhecido" sabe que eu escrevi aquela série nas vésperas da chegada da minha primeira filha, Melissa. 

Hoje faz uma semana do nascimento dela, e graças ao meu bom Deus, tudo correu muito bem e agora ela já está aqui do "lado de fora", ajudando e inspirando o papai em mais uma lição. 

Já que agora dormir é um luxo, vamos produzir. Vou escrever essa série nos intervalos das mamadas, enquanto a Melissa tira uma soneca. 
A Pergunta Que Pode Transformar o Seu Nome em Autoridade Com 10x Mais Velocidade, Segurança e LUCRO
Eu comecei essa série com um provérbio de Salomão. Vou explicar o porquê.

Provérbios 22: 1: "O Bom nome vale mais do que muitas riquezas". 

Em 2011, algumas semanas depois do meu casamento, em um começo de madrugada, assim como a de hoje, eu estava no computador com uma planilha de excell aberta

Naquela planilha eu estava fazendo um "balanço geral". Eu queria ter a real noção das minhas finanças como um "homem casado". Quanto eu tinha em conta bancária, tudo o que eu já tinha feito os pagamentos, como ficariam as contas fixas, etc. 

Eu estava no começo da agência com os meu os meus primeiros contratos e ainda não tinha um faturamento recorrente tão confiável assim. Eu já tinha alguns clientes de consultoria mas continuava fechando outros projetos por fora. 

Quando eu fechei o relatório eu vi que a conta estava fechando, respirei aliviado. Ufa!

Eu estava no positivo, mas eu não tinha uma "gordura" para emergências. Aquilo que me deixou um pouco preocupado. Mas eu fechei o computador e fui dormir. 

No dia seguinte eu cheguei a uma conclusão óbvia, porém, inquietante. Eu precisava CRESCER mas não fazia a mínima ideia de como conseguir isso, muito menos por onde começar. 

Foi então que o Provérbios 22:1 entrou em cena. 

Eu leio o livro de Provérbios todos os dias, há mais ou menos 7 anos. Basicamente leio um capítulo por dia. Como são 31 capítulos, dá um mês certinho. 

Uma das coisas que eu gosto de fazer é encontrar versões diferentes do mesmo texto, ou seja, traduções diferentes. 

E aqui está o que eu encontrei no caso de Provérbios 22:1:

Versão 01: A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro. Provérbios 22:1

Versão 02: Se for preciso escolher, que se escolha antes uma boa reputação do que riquezas; vale mais ser-se estimado do que ter ouro e dinheiro. Provérbios 22:1

Versão 03: Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro. Provérbios 22:1

Repare bem nas palavras-chave: A boa reputação, Se for preciso escolher, Vale mais ter um bom nome. 

"Natanael, mas o que você conseguiu entender com esse texto? "

Eu entendi que o PRIMEIRO passo para que eu pudesse CRESCER os meus ganhos financeiros era CONSTRUIR UMA BOA REPUTAÇÃO.

Foi assim que eu comecei a levar estratégias de POSICIONAMENTO a sério. 

Naquele momento da minha vida, eu estava concentrado em aumentar os meus ganhos financeiros, porém, eu tinha uma clara orientação que: Cuidar da sua reputação é a coisa mais importante que você precisa fazer. 

Mas o sábio Salomão não me deixou muito tempo sem a OUTRA parte da resposta.

 No final do mesmo capítulo 22 ele diz: Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho?
Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura. Provérbios 22:29

BINGO! 

Ele começa o capítulo falando sobre: Cuide da sua reputação, pois isso é mais valioso que muitas riquezas. Mas ele finaliza dizendo: Se você for habilidoso no que você faz, você irá trabalhar para o Rei. 

Trabalhar para o rei naquele contexto, significava um trabalho de muito destaque e, obviamente muito dinheiro. Imagine você ser convidado para trabalhar para o REI de uma nação? 

Todos irão querer contratar a pessoa que foi chamada pelo rei, sim ou não?

Resumindo que eu aprendi naquele dia:

"Natanael, em primeiro lugar, cuide da sua reputação. Não faça nada que possa sujar o seu nome, mesmo que isso possa lhe dar dinheiro." 

"Natanael, se você se tornar muito habilidoso naquilo que você faz, você terá destaque na sua área de atuação e não ficará escondido sem reconhecimento". 

Essa foi a minha primeira lição. Mas faltava algo extremamente importante e que eu ainda não conseguia entender totalmente. 

Por que existem pessoas EXTREMAMENTE habilidosas e com um vasto conhecimento e experiência na sua área de atuação, que não conseguem quase nenhum destaque no seu mercado? 

E por que outras pessoas, com muito menos conhecimento ou habilidade, conseguem se transformar em nomes de referência?

Isso é justo? Como isso é possível?

O que eu descobri foi simplesmente assustador. O que eu descobri pode ser usado para o bem e para o mal, eu realmente espero que você use isso com responsabilidade

As técnicas e "atalhos mentais" que eu vou compartilhar com você, tem o poder de construir um posicionamento extremamente forte na mente do seu público e te colocar em uma posição de destaque na sua área de atuação. 

Eu não tenho como ter a certeza que você é bom no que você faz. Eu apenas torço que isso seja verdade. 

Essas técnicas são tão poderosas que mesmo que você não seja um "grande profissional", mesmo assim, você conseguirá ganhar destaque e notoriedade. 

MAS ATENÇÃO: Ninguém consegue sustentar por muito tempo ser um "Falso especialista". 

Alerta feito, agora podemos continuar. 

A pergunta que você precisa fazer é: O que eu quero que as pessoas PENSEM ao meu respeito?

Anote isso:

Posicionamento é como você quer que as pessoas te vejam. 
Imagem é como as pessoas realmente enxergam você. 
Primeiro Defina o Seu Posicionamento
e somente DEPOIS o "Perfil" do público 
Eu sempre escutava frases do tipo: Você precisa conhecer muito bem o seu público alvo, é preciso conhecer o seu avatar, o seu persona, etc. 

É bem provável que você também tenha escutado esses conselhos aos montes. Não tem NADA de errado com esse conselho, mas ele é INCOMPLETO. 

O correto seria: Você já tem um posicionamento definido? E para qual público você irá COMUNICAR esse posicionamento? 

Ao invés de você ficar conversando sobre: "Quem é o meu público? Quais as suas dores?" comece a entender QUEM VOCÊ É para esse público OU quem você QUER SER para esse público?

Que tipo de IMAGEM você quer criar na mente do seu público? 

Vou explicar melhor. 

A maioria das pessoas conversam da seguinte maneira: 

- Qual o seu avatar?
- Mulheres de 25-40 anos que querem emagrecer, não estão satisfeitas com o seu corpo, etc. 
- Ah! Legal! Então você é do nicho de emagrecimento? 
- Sim, esse é o meu nicho.  

Nada de errado com essa conversa. MAS ela está incompleta.

Al Ries ensina: É melhor ser o PRIMEIRO NA MENTE do que o primeiro no mercado.

O que isso significa na prática? Que a ÚNICA maneira de você conseguir DESTAQUE e NOTORIEDADE na sua área de atuação é SE, somente SE você conseguir se tornar o PRIMEIRO NA MENTE em alguma coisa. 

Seja uma promessa, uma abordagem, uma história, um termo, etc. Eu vou te dar um exemplo prático e "fora do mundo digital".
 O Termo "Startup Enxuta" colocou o Eric Ries Como
o "Primeiro" na Mente de Muitos Empresários 
Quando Eric Ries lança o livro Startup Enxuta, ele consegue emplacar um CONCEITO que "gruda" na mente do público. Esse livro foi uma virada de jogo para o autor em termos de NOTORIEDADE e visibilidade. 

Provavelmente se ele tivesse chamado o livro de: "O Manual Completo para as Startups", o resultado não teria sido o mesmo. 

A batalha de percepções é aparentemente injusta. O nosso cérebro faz gravações permanentes e cria conexões com muita facilidade

É provável que alguns profissionais da área tenha "torcido o nariz". "Nossa! Mas o livro não tem nada demais, são conceitos bem conhecidos." 

Leia com atenção o que eu vou te falar agora. NÃO IMPORTA!

Se qualquer pessoa criar algo que o público coloque na MENTE como algo NOVO, essa pessoa acabou de conquistar um lugar privilegiado na mente das pessoas daquele mercado. 

Vou te dar um OUTRO exemplo. 
Conhece o livro "A ÚNICA COISA"?

É um bom livro? Sim! Eu recomendo. O que é ensinado no livro é totalmente inovador, transformador, revolucionário, NUNCA ANTES VISTO NA HISTÓRIA DO MUNDO? 

Não, não e não. 

Mas eu vou repetir... NÃO IMPORTA! 

É o primeiro na mente com o conceito de "Você precisa de uma ÚNICA COISA". Ganhou a batalha da mente e não tem mais o que ser feito a respeito disso. 

Muitos outros autores provavelmente torceram o nariz. Mas já era. Não tem mais o que fazer.

É INÚTIL, caro e não muito inteligente, tentar "concorrer" com posicionamentos que já foram criados na mente do seu público. Ou você criar algo NOVO na mente do seu público ou você irá sofrer desnecessariamente para conseguir destaque. 

É provável que desista ou só consiga notoriedade de uma parcela muito pequena do seu mercado, limitando drasticamente os seus ganhos.  

O que você precisa é analisar o cenário atual e friamente refletir sobre: O que eu posso criar de NOVO na MENTE do público? 

Preste muita atenção nisso. Vou repetir várias vezes pois não é tão intuitivo assim. 

Você não precisa obrigatoriamente ficar falando que você é o DIFERENTÃO, a grande autoridade e celebridade do seu mercado. Esquece. 

Isso gera um sentimento de respeito e não de RECONHECIMENTO

Eu vou repetir: Falar o "quão bom você é", pode até gerar respeito, mas dificilmente gera RECONHECIMENTO. 

Uma pessoa pode te respeitar como profissional e ao mesmo tempo NÃO TE RECONHECER como uma autoridade para ela. Percebe a diferença?

"Ok! Eu acho fulano legal. Ele tem vários prêmios, muito reconhecido no mercado MAS não é a minha referência quando o assunto é......" 

Em outras palavras, ela não irá comprar nada seu. 

Como resolver isso?
Não Fique Tentando ser RESPEITADO, GANHE o RECONHECIMENTO do seu Mercado
Lembra do sábio Salomão? 

A boa reputação vale mais que muitas riquezas. E aqui está o grande problema de muitos empresários e profissionais do Brasil quando vão para a internet. 

Eles tentam ganhar o RESPEITO e não RECONHECIMENTO. 

Respeito você ganha falando dos seus títulos, resultados, prêmios, etc. 

"Eu sou o primeiro brasileiro a conseguir XYZ". "Eu sou o ÚNICO brasileiro que ZYX". "Eu sou considerado o XYZ". 

Vamos ver o que o Sábio Salomão tem a dizer sobre isso?

Seja outra pessoa quem te elogie, e não a tua boca; um estranho e não tuas próprias palavras! Provérbios 27:2

Salomão NÃO está falando sobre "prova social" especificamente. Eu acredito que o versículo diz o seguinte: Se você REALMENTE for uma pessoa BOA no que você faz... os outros que irão falar bem de você e NÃO você mesmo. 

Mas eu não estou falando de DEPOIMENTOS mas de SENTIMENTOS que as pessoas tem por você e pelo seu trabalho.  

Quando eu criei o Expert em Vendas Online, a decisão do nome (que é uma parte CRUCIAL das estratégias de posicionamento), foi relativamente fácil. 

Eu pensava o seguinte: Como esse aluno poderá se chamar ao final do curso? Eu listei vários nomes e no final, o melhor ficou "Expert em Vendas Online". 

Eu imaginava o aluno falando: Eu sou um Expert em Vendas Online. Bingo!

Eu precisava colocar agora uma camada de SENTIMENTO na promessa. 

Como você faz isso? 

É bem simples. 

Depois que o aluno alcançar o resultado que você promete, como ele irá se sentir?

Então eu comecei: Depois que o aluno terminar o Expert em Vendas Online ele irá se sentir: 

Seguro
Confiante 

Eu perguntava: Como as pessoas irão ver o meu aluno após ele terminar o meu curso?

Como um especialista 
Alguém de confiança 
Ele será respeitado 
Onde ele chegar irá encantar com o seu conhecimento

Quais os benefícios pessoais ele terá?

Irá ganhar mais dinheiro 
Será respeitado pelo seu CONHECIMENTO 
Saberá exatamente o que fazer nos seus projetos 

Eu não sei se você está prestando atenção mas o tempo todo eu falo do MEU CLIENTE. Ele é o CENTRO das atenções. 

O grande segredo para conseguir RECONHECIMENTO do seu mercado é simplesmente fazendo com que o seu público de alguma maneira, faça uma relação entre o sucesso DELE com aquilo que você ensinou/entregou. BINGO! 

Gratidão é o sentimento chave. E isso cria um ATALHO MENTAL. 

"Nossa! Com o que o Natanael me ensinou eu Consegui fazer X".  Reconhecimento criado. Posicionamento sendo construído. 

TODA a sua estratégia de marketing deveria se concentrar em: O que eu posso ensinar/compartilhar para o meu público, que coloque ele mais perto dos seus resultados?

Sabe como eu comecei?

Simplesmente ensinando "COMO COBRAR POR UMA CONSULTORIA". Eu criei um manual ensinando como cobrar por uma consultoria de marketing digital. 

Lá dentro eu falava. 

"É o seguinte. O que eu vou te ensinar agora é algo bem diferente. Eu não vou te ensinar a cobrar por site, produção de conteúdo ou gestão de mídias sociais

Eu vou te ensinar a cobrar pelo seu conhecimento em vendas online. Eu vou te mostrar como ganhar dinheiro com a sua "mente" e não com os seus braços. Eu chamo isso de um profissional Expert em Vendas Online. 

Talvez você NUNCA tenha escutado isso antes. Isso é algo novo e que você pode aproveitar a chance agora. 

Mas EXISTE uma maneira de você ganhar dinheiro com consultoria, SEM PRECISAR fazer coisas operacionais como a atividade principal.

Percebe como eu só falo sobre o cliente? Qual o posicionamento eu estou criando para esse público? 

É óbvio que chega um momento que eu vou falar: "Olha! Eu posso te ensinar isso porque eu mesmo já fiz isso. Deixa eu te mostrar o que eu já fiz."

Mas esse é um DETALHE e não FOCO. 

Você vê pessoas no mercado que se promovem com superlativos: "O MAIOR evento de X", "O ÚNICO que Y". 

Se você precisa ficar falando que é o LÍDER do seu mercado. É porque provavelmente você não seja o líder.

Sempre deixe CLARO para o seu público o que você É e o que você NÃO é. 

O Atalho Mental da Comparação é muito poderoso. 
Quando você o utiliza da maneira correta é algo que fica gravado. 

Irei falar sobre isso na lição #03. 
Um NOVO Posicionamento Pode MULTIPLICAR TODOS os Seu Números "Quase como Mágica"
Lá no passado eu falava sobre: Como Vender Usando Conteúdo". "Como Sair do Ciclo da Falência", "Como Vender Mais Gastando Menos", vários posicionamentos que até funcionavam, mas nada tão expressivo assim. 

Até que eu comecei a falar sobre "Sistema de Vendas Online". Isso já melhorou um pouco. Mas um dia eu falei: "Como criar um Sistema de Vendas online, desenhado para Vender TODOS OS DIAS"

BUUUUUUUMMMM! Parece que uma bomba explodiu!

Aos poucos, as pessoas começaram a falar: Ei! Eu estou com o Natanael porque ele ensina a Vender Todos os Dias". "Eu quero entrar no modelo do Natanael de Vender Todos os Dias". 

Eu comecei a refazer as minhas cartas de vendas, agora seguindo na linha do "Vender Todos os Dias" e os resultados foram simplesmente impressionantes. 

Eu comecei a atrair um público diferente, com uma qualidade muito superior. Agora eu não falava mais sobre "coisas técnicas de SEO" ou "Estratégias de conteúdo", eu estava falando de estratégias de negócios, estava falando da necessidade básica de todas as empresas que é vender todos os dias. 

De tanto repetir o meu posicionamento do Vender Todos os Dias, as pessoas começaram a repetir isso, ou seja, a minha reputação começou a ser construída com base no "Vender Todos os Dias". 

A mesma coisa aconteceu quando eu usei o termo "Agência Enxuta". "Eu vou te ajudar a criar uma Agência LUCRATIVA e Enxuta". Alto faturamento com POUCOS clientes. 

Eu aumentei as vendas do Expert em Vendas Online umas 3x, simplesmente mudando a promessa. O Curso continuo extremamente parecido. Eu só mudei o POSICIONAMENTO!

Agora eu coloquei uma meta diferente. Hey! Eu vou te ajudar a montar a sua agência lucrativa e enxuta, vou te ajudar a fechar contratos de R$10.000. Você vai ser reconhecido pelos seus clientes como um verdadeiro especialista em vendas online. 

Percebe como o posicionamento mestre vai ser "incrementado"?

Bom, mas esse é um assunto para a PRÓXIMA lição. 
São 1:19 am e a Melissa precisa comer novamente, vou ajudar a Iaponira. 

Na próxima lição eu vou te ajudar a identificar os principais ATALHOS MENTAIS para literalmente gravar o seu nome na mente do seu público. Eu vou falar sobre os tipos de experiência você pode reproduzir para gerar reconhecimento no seu mercado de atuação. 


Vamos fazer um breve resumo dessa lição. 

#01 - O bom nome vale mais do que muitas riquezas. Não faça nada que prejudique a sua reputação. 
#02 - Pare de ficar falando sobre "Quem é o meu público" e comece a entender "Quem você É para esse público"
#03 - Comece pelo seu posicionamento e depois pense no mercado 
#04 - Crie estratégias para ganhar o RECONHECIMENTO e não fique tentando ganhar o RESPEITO do seu público 

Gostou da lição? Deixa o seu comentário e participa dessa conversa. 

Até amanhã.. (Eu espero)
Agora que a Melissa chegou, não posso prometer. rsrsrs. 

Vou fazer o meu melhor. Me desejem sorte. 



PS: Nos dias 27 e 28 de Setembro - Hotel PULLMAN (Guarulhos - São Paulo) nós iremos realizar o nosso quarto encontro anual dos especialistas em vendas online. 

No dia 26 nós teremos um Workshop exclusivo para apenas 50 pessoas, pessoalmente comigo. Para ter direito ao Dia Extra mais uma série de bônus, você pode garantir o Ticket Experiência VIP

No dia 18.06 às 10:00 eu vou liberar um Link exclusivo para fechar as 50 vagas da Experiência VIP. Um dos bônus será a oportunidade de ter a minha consultoria na criação do seu posicionamento. 

Eu vou me reunir com esse grupo online, antes do evento, para que eu possa ajudar cada membro na criação de um posicionamento único e lucrativo.

Como posicionamento é algo difícil de ser criado, esse grupo será de apenas 50 pessoas. Quando você garantir o seu Ticket VIP, você leva o dia extra comigo (Dia 26) e também garante seu ingresso para o dia 27 e 28. Além disso, garante o grupo online de preparação para o evento.  

Eu preparei algo MUITO especial para os 10 primeiros. (Acesse aqui para entrar na lista de espera)


CONTINUE AQUI PARA A LIÇÃO #02 de 5


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