Lição #5 de 5:
Como Transformar o Seu NOVO Posicionamento em Autoridade, LUCRO e Vendas Todos os Dias  


De: Natanael Oliveira 
São Caetano do Sul: São Paulo

A difícil arte de "ficar quieto".

Uma das coisas mais difíceis que existem para qualquer empreendedor é o que eu chamo de "A Arte de Ficar Quieto". Nós começamos essa série com o Provérbios de Salomão falando sobre: O Bom Nome Vale Mais do Que Muitas Riquezas...

Em outro texto, no livro de Eclesiastes, que também foi um livro escrito pelo sábio Salomão, já em uma idade mais avançada, diz o seguinte: 

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Eclesiastes 3:1,2

Salomão ensina uma lição que vale para a nossa vida mas também vale para uma estratégia de posicionamento. Tudo tem o seu tempo. 

Eu gosto da parte: "Existe o tempo de plantar e existe o tempo de colher". 

No mundo do Posicionamento, você precisa plantar para colher os seus primeiros resultados. Mas existe algo que você NÃO pode fazer. 

Estou falando sobre ficar "plantando" sementes completamente diferentes. Não vai funcionar. 

É muito comum algumas pessoas, na melhor das intenções, começar a falar sobre vários temas ao mesmo tempo. Muitas vezes até achando que "faz sentido" falar sobre aquele novo tema. Muito, muito cuidado com isso. 


Não tente impressionar. Se concentre em ajudar
Na Lição #04 eu falei sobre as minhas experiências com palestras. Depois de começar a colocar em prática o que eu estou ensinando para você nessas lições, todas as vezes que eu subi em um palco, naturalmente eu consegui gerar muitas vendas. 

Por mais estranho que isso possa parecer, SE eu subo no palco pensando prioritariamente em AJUDAR as pessoas, parece que existe uma comunicação "não verbal" que vende o tempo todo. 

Em 2014, quando eu já estava colocando em prática esses princípios, eu fui convidado para palestrar em um evento com cerca de 160 empresários. Eu já tinha um posicionamento único definido, refinei minha palestra e eliminei tudo que era desnecessário, entediante e repetido. 

Ao final da palestra, mais de 50 pessoas vieram falar comigo, fechei cerca de 5 contratos de R$10.000 nesse dia e mais alguns de R$5.000. Eu não fiz NENHUM pitch de vendas na palestra. ZERO. Nada. 

Cerca de 6 meses depois, eu fui convidado para palestrar em um Grupo de Mastermind. Eu fiz exatamente a MESMA coisa. Me concentrei 100% em ajudar aquelas pessoas não tentei ficar impressionando ninguém. 

Eu passava 95% do tempo fazendo pergunta sobre ELES e falando sobre ELES. Eu começava a palestra falando 2 coisas ao meu respeito. 

Meu nome é Natanael e eu ajudo empresários a vender com lucro usando palestras, artigos e peças de conteúdo. Ok! Vamos falar sobre VOCÊS agora.

Eu fechei cerca de 10 contratos R$10.000 na época. Basicamente quanto eu terminava a minha apresentação, eu era cercado e continuava falando sobre o negócio DELES. Até que chegava o momento que eles perguntavam: Quanto você cobra para fazer isso?

Eu falava... Nós fazemos esse serviço por R$10.000 MAS eu só posso fechar com você SE eu identificar que eu vou conseguir devolver o seu investimento rapidamente. Se isso acontecer, eu sei que é possível fazer você ter retorno financeiro. 

Ainda hoje, quando eu fecho projetos de R$20.000 para escrever uma carta de vendas ou desenhar uma campanha, eu faço EXATAMENTE a mesma coisa. Me deixa ver SE eu vou conseguir te ajudar. 

Para você POSICIONAR o seu nome no mercado você precisa aprender a criar BARREIRAS de resultado e segmentação de PÚBLICO. 

Me acompanha no seguinte exemplo: 

Imagine que você está querendo emagrecer. Já tentou de tudo e nada. Um amigo então faz a seguinte sugestão: Olha! Eu conheço um profissional que faz acompanhamento para EMAGRECIMENTO, mas ele faz uma análise antes de aceitar o cliente. 

Ele vai conhecer a sua rotina, vai fazer alguns exames e vai escutar as suas metas. Se ele acreditar que é possível, ele ACEITA. Caso contrário, ele vai agradecer mas não vai te atender. 

Você quer TENTAR?
Apresente a Sua Solução Com SIMPLICIDADE e Crie uma LEVE
Dificuldade Para QUE o Seu Público Compre
Existe uma frase que pode te ajudar a criar mensagens de vendas extremamente simples, poderosa e lucrativa. 

A frase é: SE eu estivesse no seu lugar, eu faria isso agora...

Preste muita atenção nisso: As pessoas NÃO querem informações elas querem CONSELHOS

Quando você faz uma pergunta no Google e pergunta: Qual a MELHOR maneira de XYZ, você está procurando por um conselho. 

Alguém que diga. Bem, existem N maneiras para conseguir XYZ mas SE eu estivesse no seu lugar, eu escolheria a maneira X. Aqui está o porquê da minha decisão. 

O que acontece hoje é exatamente ao contrário. 

Existem N razões, VOCÊ precisa escolher qual a MELHOR para você. ERRADO! 

As pessoas NÃO querem ter que tomar todas essas decisões. É muito mais fácil ouvir um conselho de um ESPECIALISTA ou AUTORIDADE. 

Se você conseguir se posicionar como um CONSELHEIRO especializado. BINGO! 

Preste MUITA atenção na maneira como eu estou escrevendo essa série. Eu não estou te dando informações soltas eu estou te passando a minha VISÃO e listando CONSELHOS. 

A minha linguagem é ativa e o meu posicionamento é CLARO. 

Eu falo abertamente: Eu sugiro que você faça ISSO e evite isso. Essa é a primeira peça. 

A segunda parte envolve criar um LEVE obstáculo para a compra. No meu caso, eu uso dois elementos. 

01 - Aplicação 
02 - Lista de espera 

É muito comum eu pedir que as pessoas preencham uma aplicação para conversar com nossa equipe. Eu faço isso por duas razões. 

Primeiro, eu realmente quero FILTRAR as pessoas que estarão perto de mim. 
Segundo, eu não tento VENDER direto, eu apenas faço com que a pessoa dê mais um passo. (Aplique)

Por que você deveria fazer o mesmo? 

A razão é bem simples. Quando você assume o CONTROLE do processo de vendas e você orienta o caminho que o seu público deve seguir, o seu público já começa a seguir suas recomendações, a autoridade está sendo construída. 

Por exemplo: Eu escrevi essa lição em 5 partes. 

Eu poderia ter liberado de uma só vez? Sim! 

"Natanael, você fez isso para gerar antecipação?" Sim e Não. 

A antecipação é a coisa menos importante aqui. O mais importante é você "assumir o controle" do processo como um todo. É aqui que você assume a autoridade. 

Algumas pessoas já começam a pedir: Eu quero receber todas as lições de uma vez. 

Resposta: Não, temos muitas pessoas esperando dia após dia. Não seria justo. 

Algumas pessoas já começam a pedir: Eu já quero comprar agora, eu posso? 

Resposta: Não, tem muitas pessoas esperando para comprar. Não seria justo. 

O melhor de tudo é que isso é 100% verdade. Mas assim como um restaurante com fila de espera que parece que a sua fome AUMENTA, não deixar as coisas tão fáceis, cria autoridade e desejo. 

Além disso, existe um terceiro GRANDE benefício que é FILTRAR quem você não quer como cliente. Em muitos casos, deixar o botão de compra muito fácil, pode gerar pagamento de pessoas com perfis não tão agradáveis assim. 

É por isso que eu faço essa clara divisão. 

Produtos de MENOR valor. Botão fácil, pode comprar. 
Produtos de MAIOR valor. Aplicação OU Lista de Espera. 

Eu posso vender TODOS OS DIAS produtos de alto valor, desde que eu NÃO tente vender diretamente.
O meu foco está em colocar a pessoa dentro de uma Lista de Espera OU Preencher uma aplicação. 

Esse é o TIPO de bastidores que eu não deveria contar, pois se isso chega nos meus concorrentes, eles podem até triplicar suas vendas. Mas tudo bem, vou correr esse risco. 

O simples fato de você colocar uma BARREIRA, seja visível ou invisível, também cria uma imagem de autoridade. 

Quer ver só um exemplo? Você chega no consultório médico. Fica na recepção, com uma barreira te separando do médico. Existe algo que te deixa mais impaciente? 

Você está no aeroporto, existe uma fila na sua frente para entrar no avisão. (Lista de Espera) 
9 Meses de Prioridade = Mais Velocidade
Como alguns de vocês sabem, a minha filha Melissa nasceu recentemente. Durante a gestação da Iaponira eu experimentei pela primeira vez a fila de prioridade para gestantes, sempre que eu estava com a Iaponira. 

No restaurante, conseguia uma mesa mais rápido. No aeroporto, prioridade no atendimento. No shopping, prioridade para estacionar. Um dia, tão acostumado a ir para a fila de prioridade, eu fui caminhando para o caixa, quando lembrei: Ops! A Iaponira não está comigo. 

Eu sai da fila com 2 pessoas para uma fila com 8. Se você conseguir oferecer para o seu público essa "sensação de vantagem". Bingo!

O ser humano de um modo geral ODEIA estar errado, perder tempo e se sentir confuso (Eu vou ou não vou). E é nesse momento que nós tentamos "terceirizar" nossas decisões. 

A maneira mais rápida de construir autoridade e reconhecimento ao mesmo tempo é simplesmente tendo a CORAGEM de "assumir o risco" junto com os seus clientes. 

A maioria dos profissionais não querem assumir esse risco, por isso os conselhos são aberto. "Olha, você precisa ver qual o melhor para você". 

Obviamente, dependendo da sua área, é preciso ter muita prudência. Mas se você pode fazer como eu faço, então faça. 

O que eu faço? 

Eu tenho tanta confiança no método que eu ensino, que durante os meus eventos, encontros, workshops, eu sou muito firme nas minhas recomendações. 

Aqui está o que eu recomendo que você faça. Aqui está o Porquê eu acredito que irá funcionar. Aqui está o como fazer. Aqui está os resultados que eu espero. Faz e me conta. 

Sempre dá certo? Não. Mas quando não dá 100% certo, eu identifico o COMO foi feito e sempre encontro algum ponto ou outro que precisa ser melhorado. Na maioria dos casos, o resultado vem. 

Se não vier? Continua testando, ajustando, até que aconteça. 
Cuide dos seus CLIENTES e Se Transforme em uma  SUPER AUTORIDADE
Se você entender a diferença entre CLIENTE e consumidor, provavelmente você estará mais pronto para transformar o seu nome em uma autoridade. 

Consumidor é alguém que simplesmente "usa" algum produto. 
O Cliente é alguém que está sob os seus CUIDADOS. 

Percebe como isso é forte? 

Eu sei que isso pode parecer um pouco de "filosofia". Ok Natanael, então o segredo de tudo é isso? Cuide dos seus clientes? Me conta uma novidade. 

A novidade é exatamente essa. Na PRÁTICA, quase ninguém cuida dos seus clientes. As pessoas conversam sobre "Influência", Persuasão, Gatilhos, palavras magnéticas, escassez, etc...

Mas falta o básico do básico que é: Você se IMPORTA com a vida dos seus clientes? Se sim, quando você for sentar para gravar um vídeo, olhe para a câmera e imagine que do outro lado tem alguém precisando de AJUDE. 

Quando você for escrever um texto, imagine que do outro lado tem alguém procurando RESPOSTAS, conselhos, direcionamento. 

Eu não sei exatamente COMO isso acontece mas uma parte do nosso cérebro inconsciente, PERCEBE quando alguém está verdadeiramente tentando nos ajudar OU está com segundas intenções. 

É ÓBVIO que você quer vender, ganhar dinheiro, faturar, lucrar. E você está CERTO!. 

Mas se você colocar 100% do seu foco em responder a seguinte pergunta: SE eu estivesse no lugar dessa pessoa, O QUE EU FARIA?

Bingo! 

Se eu estivesse no seu lugar, o que eu faria?
Agora sou eu respondendo para você, tudo bem? 


Primeiro, eu quero te dar os parabéns por ter dedicado tempo acompanhando essas lições. No seu lugar, eu faria exatamente isso. 
 
Independente se você já tem uma lista de emails ou não, se você já tem um certo reconhecimento no seu mercado ou não, você precisa parar para analisar SERIAMENTE as suas estratégias de posicionamento de mercado.

Não recomendo que você fique gravando vídeos, postando no blog todos os dias, fazendo lives, etc... 

SE você criar apenas UMA palestra, ou UMA série (no estilo dessa que você acompanhou), muito provavelmente você já possa colher os benefícios de autoridade e vendas. 

Uma série como essa que você acompanhou, pode ser usada de duas maneiras. 

01 - Entregue para a sua lista de emails 
02 - Estratégia para aquisição de novos leads. 

Para a sua lista de emails você basicamente vai entregando todas as lições, ao final dá a oportunidade para que algumas pessoas continuem com você em algo mais próximo. No meu caso, será o Evento Presencial + Workshop Para 50 Pessoas. 

Para quem NÃO está na sua lista, você pode investir em publicidade para colocar as pessoas passando pelas lições de maneira automática. A cada 5 dias ou 7 dias, você terá pessoas avançando na jornada com você, comprando, engajando, etc. 

A ideia é que você possa criar VÁRIAS campanhas como essa. Mas NUNCA um vídeo solto e aleatório. O que cria autoridade e VENDAS são as campanhas. 

Se concentre em fazer isso e muito provavelmente você irá colher resultados MAIORES de uma maneira mais FÁCIL e lucrativa. 

Combinado? 
Então é isso! Vamos em Frente.


Bom, no Workshop Avançado eu vou aprofundar exatamente nesses 3 pontos. 

01 - Posicionamento 
02 - COPY 
03 - Campanhas 

Eu vou te ajudar PESSOALMENTE na construção do seu posicionamento, vou te ajudar a transformar esse posicionamento em COPY e vou te ajudar a montar uma Campanha que gere autoridade ao mesmo tempo que você VENDE. 

Em outras palavras, você começa a ser reconhecido enquanto ganha DINHEIRO. Não fica esperando ser reconhecido para um dia, talvez, começar a ganhar dinheiro. 

Aqui está o link para você entrar na lista de espera 

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